Guia do Campeonato Carioca, que inicia neste domingo (11/01)
Começa neste domingo o Campeonato Carioca. Com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco puxando a fila de favoritos, a competição terá final em jogo único e contará com transmissão dos canais do Grupo Globo — TV Globo, sportv, Premiere e ge TV.
Confira abaixo o guia completo da competição, com datas, regulamento e expectativa de cada time.
Times participantes em 2026
Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda
Grupos do Campeonato Carioca 2026
- Grupo A: Bangu, Fluminense, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda
- Grupo B: Boavista, Botafogo, Flamengo, Madureira, Maricá e Nova Iguaçu
Veja a primeira rodada do Carioca 2026
O primeiro jogo do Campeonato Carioca será disputado neste domingo, entre Flamengo e Portuguesa, no Raulino de Oliveira. A partida é válida pela 5ª rodada da competição, em jogo adiantado. A primeira rodada será a partir de quarta-feira.
Quarta-feira (14/01)
- 17h: Volta Redonda x Boavista, Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
- 19h: Fluminense x Madureira, Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador
- 21h30: Bangu x Flamengo, Moça Bonita, em Bangu
Quinta-feira (15/01)
- 17h: Sampaio Corrêa x Nova Iguaçu, Lourivaldão, em Sampaio Corrêa
- 19h: Portuguesa x Botafogo, Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador
- 21h30: Vasco x Maricá, em São Januário, no Rio de Janeiro
Regulamento
- Dois grupos com seis clubes em cada e seis datas disponíveis para fase de grupos. Cada clube joga com os seis adversários do outro grupo em turno único.
- Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único.
- Os quatro vencedores jogam as semifinais, com jogos de ida e volta.
- Os quatro perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio
- Final em jogo único.
O clube com a pior campanha na fase de grupos é rebaixado de forma direta à Série A2 do Campeonato Carioca. O segundo time com menor pontuação na primeira fase disputará uma vaga na elite do estadual com o vice-campeão da Série A2 de 2026.
Para não haver repetição de confrontos em relação à primeira fase, os clubes definiram que os quatro melhores colocados enfrentarão os adversários do mesmo grupo nas quartas de final. O líder duela com o time da quarta melhor campanha do seu respectivo grupo, e o segundo colocado encara o terceiro:
Quartas de final:
- 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo A
- 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo A
- 1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo B
- 2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo B
Nas semifinais, os confrontos serão definidos por sorteio entre os vencedores de cada chave das quartas de final.
Quem mais venceu o Campeonato Carioca?
Bicampeão em 2025, o Flamengo conquistou o seu 39º título na história do Campeonato Carioca. O Fluminense venceu a competição 33 vezes. O Vasco venceu 24. O Botafogo já levantou a taça 21 vezes.
- Flamengo - 39
- Fluminense - 33
- Vasco - 24
- Botafogo - 21
- America - 7
- Bangu - 2
- São Cristóvão - 2
- Paissandu - 1
Como chegam os times?
Bangu
Lanterna e rebaixado na edição de 2025, o Bangu conseguiu retornar à primeira divisão no mesmo ano ao vencer a segunda divisão sobre o São Gonçalo. O time foi reformulado sob o comando de Digão como diretor de futebol. Um dos destaques é o meia haitiano Garrinsha, nome em homenagem ao ídolo do Botafogo.
Boavista
Reforçado, o Boavista inicia o Carioca de 2026 com um novo treinador. Gilson Kleina, 15 anos depois, volta a comandar o time de Saquarema. Para a disputa do Estadual, o Boavista, que virou SAF no fim de 2024, contratou o atacante Luís Henrique, ex-Botafogo.
Botafogo
O início de ano do Botafogo foi cheio de mudanças: Martín Anselmi assumiu como treinador após saída de Davide Ancelotti, e o capitão Marlon Freitas deixou o clube para assinar com o Palmeiras. Até o início do Carioca, o Botafogo se reforçou com o zagueiro Ythallo e com o ponta Lucas Villalba. Nenhum deles pode estrear, já que o time está punido com um transfer ban, que o impede de inscrever novos jogadores.
Em 2026, o Botafogo quer mudar o roteiro negativo que escreveu nas últimas edições do Carioca. Desde 2022, o time não chega nas semifinais da competição.
Flamengo
Atual campeão do Campeonato Carioca, o Flamengo viveu o ano dos sonhos em 2025. Além do título estadual, as taças do Brasileirão, da Libertadores e da Supercopa também foram para a equipe da Gávea. E a aposta da diretoria foi na manutenção do time vencedo para continuar como favorito.
Dos sete jogadores negociados (Juninho, Cleiton, Pablo, Matheus Cunha, Viña, Victor Hugo e Carlinhos), nenhum era titular. O único reforço contratado até agora é o zagueiro Vitão, ex-Internacional. Filipe Luís renovou o contrato na virada do ano e busca reforços pontuais para a equipe.
Fluminense
O Flu começa a temporada em busca de voltar a conquistar títulos depois de um ano de seca em 2025, quando foi vice-campeão estadual. O clube vai iniciar o torneio com time reserva por ter disputado a semifinal da Copa do Brasil com os titulares até o meio de dezembro.
Até aqui são poucas mudanças no elenco. Perdeu o zagueiro Thiago Silva, que se transferiu para o Porto, e contratou apenas dois reforços, ambos para a defesa, o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.
Madureira
Vice-campeão da Taça Rio em 2025, o Madureira não chegou longe na Copa Rio, e caiu nas quartas de final para o Maricá. Ainda assim, o time conquistou a classificação para disputar a Série D em 2026. O volante Rodrigo Lindoso é o destaque da equipe comandada por Felipe Surian.
Maricá
Estreante na competição em 2025, o Maricá se manteve na elite do Carioca e vem com ainda mais investimentos para 2026. O clube que disputou a Série D do Brasil no ano passado tem um apoio financeiro da prefeitura da cidade, que é uma das que mais arrecadam em royalties com petróleo no Brasil. Com a continuidade de boa parte do elenco da última temporada, o Maricá tenta surpreender e terminar a competição na parte de cima da tabela.
Nova Iguaçu
Vice em 2024, o Nova Iguaçu não conseguiu repetir o ótimo desempenho na última edição do Carioca, e ficou nas semifinais da Taça Rio. Carlos Vitor segue no comando da equipe da Baixada em 2026, ano de mais uma participação na Série D.
Portuguesa
A Lusinha teve um 2025 abaixo das expectativas. Terminou a Taça Guanabara na 11ª posição, caiu na primeira fase da Copa Rio e da Copa do Brasil. O time da Ilha do Governador tenta fazer uma temporada mais competitiva em busca de vaga nas competições nacionais e, para isso, conta com a experiência de Chay, ex-Botafogo, no ataque.
Sampaio Corrêa
Grande sensação do Campeonato Carioca de 2025, o Sampaio conquistou o título da Taça Rio e ainda foi até as oitavas de final da Copa Rio, no meio do ano. O time já tem vaga garantida em competições nacionais esse ano por conta do título conquistado e espera que Elias repita o bom Estadual que fez em 2025 para entrar na briga novamente.
Vasco
Depois de perder a final da Copa do Brasil, o Vasco chega ao Carioca com a missão de encerrar o maior jejum de títulos da história do clube. O último torneio conquistado pelos vascaínos foi justamente o Carioca, em 2016, em cima do Botafogo.
Para tentar o título, o Vasco tem o mesmo time base que encerrou o ano passado. O zagueiro Alan Saldivia e o meia Johan Rojas foram contratados para compor elenco, enquanto o clube ainda tenta liberar mais espaço no plantel com saídas, como as de Paulinho, Mauricio Lemos, Oliveira e outros.
Volta Redonda
Depois de ser rebaixado da Série B do Brasileirão para a Série C, o Volta Redonda busca se estabelecer como a quinta força do Campeonato Carioca. O Voltaço chegou à semifinal duas vezes nos últimos três anos. Em 2025, terminou a primeira fase na segunda colocação. O clube tenta repetir o feito para ficar novamente entre os quatro primeiros e buscar uma vaga na grande final estadual. O lateral-direito Wellington Silva, aos 37 anos, segue sendo um dos principais nomes do clube da Cidade do Aço. Ele disputará a quinta temporada seguida pelo Volta Redonda.
Fonte: ge