Futebol

Guia da CBF veta cuspe no chão, beijo na bola e comemoração coletiva de gol

A CBF preparou um “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro” para ser seguido por clubes, federações, fiscais e profissionais envolvidos com a realização de partidas de futebol para ser aplicado quando os campeonatos foram retomado. O documento recomenda que os jogadores comemorem gols sozinhos e veta até cuspe no chão.

São cerca de 30 páginas, que discorrem desde os riscos da COVID-19 até medidas de segurança no dia a dia para evitar a contaminação. A pandemia interrompeu todas as competições no Brasil a partir de 15 de março. Neste momento, federações locais debatem a autorização dos treinos e o retorno dos campeonatos estaduais nas próximas semanas.

“Será proibido o ato de cuspir no chão. A higiene nasal deverá ser realizada, utilizando-se de lenços descartáveis que deverão estar disponíveis no banco de reservas. Esses lenços deverão ser depositados em local apropriado”, consta no documento.

Além das restrições sugeridas acima, o documento da CBF proíbe jogadores trocaram de camisa ou demais peças do uniforme e flâmulas. E é rigoroso sobre a comemoração dos gols.

“Será proibido beijar a bola em qualquer fase do jogo. A comemoração de gols deverá ser obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas”.

O documento também diz que os envolvidos que não estiverem jogando deverão guardar distância de pelo menos um metro e usar máscara e protetores faciais.

Produzido após consulta a médicos de importantes e revelantes instituições, o documento discorre também sobre cuidados que devem ser tomados em treinamentos, na alimentação servida para grupos de atletas e até no deslocamento dos times para os estádios onde forem jogar. O guia deve ajudar no protocolo que as federações estaduis vão adotar.

Ainda não há data para retomada do Campeonato Brasileiro, torneio que teria completado cinco rodadas no último fim de semana se não tivesse sido adiado por causa da COVID-19.

Fonte: ESPN