Futebol

Gramado de São Januário volta para seus padrões antigos

O dia a dia de muito trabalho em São Januário tem sido intenso no campo, com maquinário moderno, irrigação constante e outros serviços para que a bola role em 2015. Engenheiro agrônomo responsável pela manutenção do campo, Frederico Onttino, falou sobre os procedimentos utilizados para que o estádio esteja com um piso perfeito.

Todo final e início de ano, o gramado sofre um serviço que chamamos de revitalização. São práticas que envolvem verticalização, aeração e cobertura de areia, basicamente, além de um corte baixo, para que haja renovação da grama, com objetivo de passar um ano em boas condições. Fizemos estes procedimentos no fim do ano, a partir do término da temporada, que é no mesmo período de descanso dos jogadores. O certo é ter um tempo necessário para o serviço e outro para recuperação do gramado – contou Frederico, acrescentando algumas ações de seu trabalho:

– Além dos serviços de revitalizações que foram feitos, também estamos trabalhando as práticas de rotina, de adubações nas formas líquida e sólida, além de manutenção com cortes e controle de pragas. Apesar do forte calor no Rio de Janeiro, o Vasco e nossa empresa estão trabalhando incessantemente para manter o gramado em boas condições para o Campeonato Carioca e o restante da temporada.

Por determinação do presidente Eurico Miranda, as dimensões do gramado de São Januário voltarão as medidas anteriores à reforma da Copa do Mundo. Devido as exigências da FIFA, o campo teve que diminuir para padrão adotado pela entidade, que é de 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. Anteriormente, o campo tinha 110/75. Durante a última Copa do Mundo, Equador Argentina, Uruguai, Colômbia e Alemanha treinaram em São Januário.

- Houve a variação de medidas que eram de 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. Agora, com a solicitação do Vasco, aumentará de 75 por 110. Estamos trocando as balizas e temos de melhorar as áreas que estavam fora das quatro linhas. Estamos providenciando o replantio destas áreas o mais rápido possível, numa espécie de pequena obra – encerrou o engenheiro.

Fonte: Super Rádio Tupi