Governo vai investigar atuação da Globo no futebol brasileiro
O governo federal reabriu as investigações para apurar o suposto “monopólio” da Rede Globo no futebol brasileiro, informou a edição desta segunda-feira do jornal “Folha de S.Paulo”. O caso, que teve início em 1997, estava paralisado desde 2004.
De acordo com o diário, a retomada do processo foi impulsionada pelo descontentamento do presidente Lula com a cobertura da emissora da campanha eleitoral de 2006, além da forte pressão de parlamentares ligados à Igreja Universal, cujo líder, Edir Macedo, é dono da Record, maior rival da Globo na disputa por direitos esportivos.
A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, pediu ao canal cópias de contratos, valores pagos e recebidos de 2002 a 2007 pelo Campeonato Brasileiro nas diversas plataformas de divulgação (TV aberta, paga e pay-per-view), custo dos comerciais, lista dos dez programas mais vistos em cada ano e audiência detalhada dos dez maiores eventos esportivos.
Ainda segundo a “Folha”, a Globo omitiu dados sobre valores pagos e receitas, além de não ter aberto os contratos para o SDE. A emissora teria apontado irregularidades no processo e manifestado “estranheza” com a retomada das investigações.