Torcida

Governador do RJ aborda escolta feita pela PM em jogo entre Flamengo e Vasco

O governador Cláudio Castro afirmou, nesta terça-feira (7), que “não é porque deu errado num jogo que a culpa é da PM”, se referindo ao último clássico entre Flamengo e Vasco que ocorreu no último domingo (8), em que brigas de torcidas causaram a morte de um homem e deixou ao menos sete feridos. Nesta quarta-feira (8), a nação rubro-negra enfrenta o Fluminense no Maracanã, mas duas torcidas organizadas não poderão comparecer devido a decisão de suspensão de 90 dias do estádio decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio.

“Essa é uma operação que acontece há muitos anos, e desta vez não funcionou. Que bom que a PM está sempre pensando em evoluir, melhorar, porque é assim que se faz segurança pública: melhorando a cada dia, vendo o que deu errado naquele jogo, aperfeiçoando. Mais ou menos a PM mostra que está no caminho certo”, disse Castro.

De acordo com o o juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Capital, começa a valer, nesta quarta (8), uma suspensão de 90 dias para as torcidas organizadas “Raça Rubro-Negra”,“Torcida Jovem do Flamengo” e “Força Jovem do Vasco” dos locais em que se realizem eventos esportivos em qualquer do território nacional. 

De acordo com a decisão, os integrantes das duas torcidas flamenguistas devem manter distância de pelo menos 5 mil metros, portando ou utilizando elementos identificativos, indumentárias, acessórios, desenhos ou outros signos representativos que os identifiquem nesses eventos. A decisão segue o disposto no artigo 39-A do Estatuto do Torcedor.

No caso da “Força Jovem”, em sua decisão, o magistrado também determinou o afastamento, de forma individual, de seis torcedores.

Procurada, a Polícia Militar ainda não respondeu sobre o esquema de policiamento para o clássico entre Fluminense e Flamengo que ocorre nesta quarta (8) no Maracanã.

O jogo de hoje é a última rodada do Campeonato Carioca. Quem ganhar o duelo conquista, automaticamente, o título da Taça Guanabara. Um empate também garante o triunfo para o time rubro-negro.

Fonte: O Dia