Imprensa

Governador do Rio esquenta polêmica e oferece taça ao maior rival do Vasco

A disputa com o São Paulo pela chamada ‘taça das bolinhas’ vai ganhar um novo capítulo no Flamengo nos próximos dias. Isso porque o clube rubro-negro vai receber do Governo do Estado do Rio de Janeiro um troféu comemorativo pela conquista da Copa União em 1987.

A CBF reconhece oficialmente o Sport como o campeão Brasileiro daquele ano.

A idéia do secretário de esportes, turismo e lazer, Eduardo Paes, e o governador Sérgio Cabral, é produzir uma taça (sem alusão ao artefato das bolinhas) com as inscrições “primeiro penta do Brasil”, que seria entregue no dia 25, antes do jogo contra o Atlético-PR, no Maracanã.

Presidente da Suderj também, Paes revelou que o Governo vai contatar o mesmo designer contratado pela CBF para produzir a taça de bolinhas.

O regulamento do Brasileirão previa que o primeiro clube a conquistar a competição cinco vezes levaria em definitivo a famosa taça dos anos 1970 e 80. Como a CBF não reconhece a Copa União, trancou o artefato em um cofre da Caixa Econômica Federal após o título rubro-negro de 1992. O São Paulo é o primeiro clube a chegar ao penta nacional (pelo menos sem polêmicas) e a entidade confirmou a posse das bolinhas, para a reclamação dos cariocas.

Alehio à disputa, mas entitulado o campeão de 1987, o Sport também entrou na disputa entre cariocas e paulistas, ao pagar do próprio bolso a instalação de um outdoor festejando o ‘penta’ tricolor pelas ruas de Recife.

Fonte: Último Segundo