Gol contra de Jorge Luiz deixa os cruzmaltinos em situação crítica
O Flamengo pode até se dar ao luxo de jogar mal, muito mal. Contra a má fase do Vasco basta. Principalmente com o esforço da defesa cruzmaltina em dar uma mãozinha. Primeiro foi Odvan, que durante os treinos da semana tirou Leandro Amaral da partida com um carrinho desnecessário. E no clássico deste domingo, no Maracanã, Jorge Luiz completou a lambança. Com um gol contra, o zagueiro vascaíno deu de presente a vitória aos rubro-negros.
Com o triunfo por 1 a 0, o Flamengo volta a sonhar com o título brasileiro. O Rubro-negro chega aos 52 pontos e está com quinto lugar. O líder é o Grêmio, com 56. O Vasco agoniza na última posição, com 27 pontos, em uma situação cada vez mais complicada.
O presidente Roberto Dinamite, que assumiu o Vasco em nono lugar no Campeonato Brasileiro prometendo títulos e uma era de vitórias, agora se vê em um momento cada vez mais delicado com o time na lanterna a oito rodadas do fim da competição. Com os resultados deste fim de semana, o time cruzmaltino está quatro pontos atrás da Portuguesa, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O Vasco não vence há dez jogos no Brasileirão.
Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, na quarta-feira. Já o Flamengo encara o Coritiba, em casa, na quinta.
Jorge Luiz dá uma força ao Flamengo
O Vasco teve a primeira chance após Allan Kardec sofrer falta na entrada da área. Mas Madson cobrou muito mal em cima da barreira. A resposta veio rápida. Obina, por pouco, não fez o primeiro gol. Mas chegou atrasado na hora de cabecear para sorte do goleiro Rafael, que saiu mal na jogada.
O Flamengo começou errando muitos passes no meio-campo. Mas o Vasco, com suas limitações, não conseguia aproveitar as chances. Com a chuva fina que caia no Maracanã e o campo pesado e escorregadio, os vascaínos tentavam arriscar de longe, mas faltava pontaria.
Aos 13 minutos, Allan Kardec roubou bola no meio e tocou para Baiano. O lateral cruzou para Madson, que dominou e chutou rasteiro. Bruno caiu bem no canto esquerdo e defendeu firme. Logo depois foi a vez de Allan Kardec chutou rasteiro de longe para fora.
O Vasco, mesmo desorganizado, continuava tentando. Aos 20 minutos, Alex Teixeira foi lançado, tirou Fábio Luciano e chutou rasteiro. Bruno defendeu firme.
Aos 25, Mateus cobrou falta e Bruno voltou a segurar sem rebote.
A partir daí o Flamengo começou a melhorar. Marcelinho Paraíba chutou forte de longe, o goleiro Rafael pulou tarde e, para sorte dos vascaínos, a bola foi para fora passando muito perto da trave esquerda.
E quando o fim do primeiro tempo se aproximava, o Vasco deu uma mãozinha para o Flamengo. Jonílson errou passe no meio-campo. Obina recebeu lançamento, se enrolou todo com a defesa do Vasco e, na confusão, Jorge Luiz tocou de bico para trás. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Rafael, que ainda tocou na bola. Gol contra de Jorge Luiz. Flamengo 1 a 0. E o Vasco entrou para o vestiário escutando os gritos de \"ão, ão, ão... Segunda Divisão\".
Com dez, Flamengo suporta a pressão
O início do segundo tempo foi cheio de passes errados e lances bisonhos. Em campo, o Vasco parecia mais perdido que a diretoria tentando livrar o clube do rebaixamento. Em um ataque, em que havia sete vascaínos contra quatro rubro-negros, os jogadores não sabiam o que fazer com a bola, que acabou indo para fora qualquer perigo. Após o lance, Renato Gaúcho resolveu colocar Wagner Diniz no lugar de Baiano.
Logo depois, Pedrinho entrou no lugar de Mateus. Fabio Luciano foi expulso ao puxar a camisa de Allan Kardec. E o Vasco foi para o tudo ou nada. O zagueiro Eduardo Luiz saiu para a entrada do atacante Pinilla. Aos 25 minutos, Pedrinho cobrou falta e Fernando cabeceou. Bruno fez uma defesa muito difícil e salvou o Flamengo.
Alex Teixeira, que antes da partida disse que a defesa rubro-negra era muito lenta, esteve muito mal e perdeu a maioria das jogadas para os zagueiros. E perdido em campo, como a diretoria fora dele, o Vasco passou a tentar apenas cruzamentos para a área. E as bolas sempre paravam nas mãos de Bruno. Aos 42 minutos, Pinilla dominou e tocou para a área na saída do goleiro rubro-negro. Mas nenhum vascaíno apareceu para completar a bola para a rede.
Foi a segunda derrota da \"Era Dinamite\" para o rival. No primeiro turno, o Flamengo já havia vencido por 3 a 1. Os rubro-negros seguem com esperança de lutar pelo título brasileiro. Aos vascaínos, só resta começar a rezar.