Clube

Gestor de sedes do Vasco revela sobre obras em São Januário

Quando tomou as rédeas do futebol do Vasco em definitivo, entre o fim de agosto e início de setembro do ano passado, a SAF tinha como prioridades colocar os salários em dia e oferecer a estrutura necessária para que a equipe conseguisse o acesso. Feito isso, foi dado início a outro ponto considerado crucial nesse início de gestão: as obras.

É responsabilidade da 777 Partners reformar o CT Moacyr Barbosa, utilizado pelo elenco profissional, e o CT da base, em Caxias. Além disso, embora o acordo de compra de 70% das ações da SAF não contemple São Januário (o clube associativo o aluga), cabe à empresa americana a manutenção do estádio e de todo o espaço ao seu redor.

Nos últimos dias, torcedores vêm cobrando mais atenção com São Januário, com imagens de rachaduras e vídeos de sujeira e falta de cuidado compartilhados nas redes sociais, por exemplo. Na última quarta-feira, um grupo de conselheiros enviou ofício à secretaria pedindo explicações sobre a atual situação do estádio.

Dadas as circunstâncias, o ge conversou com Pedro Seixas, gestor de sedes do Vasco. É ele quem comanda as ações de melhoria de estrutura e direciona o investimento para obras e reformas. Pedro explica que o plano da SAF é primeiro atacar as urgências do CT Moacyr Barbosa para, depois, cuidar de São Januário.

- Com relação a São Januário, todo mundo tem conhecimento da carência que tínhamos por investimentos e melhorias. Melhoria no atendimento da torcida, melhoria nos acessos, nas condições de conservação. Tudo isso não é novidade porque não é algo de agora. Não é algo que aconteceu nesses últimos dois ou três meses - pontua o dirigente do Vasco.

- Não é por desprezo, não é por não dar importância, tampouco por não reconhecer São Januário como importante, muito menos por falta de carinho. Era limitação de recursos mesmos - acrescenta Pedro Seixas e continua:

- Agora começamos a ter recursos, mas eles não fazem mágica da noite para o dia. É preciso ter planejamento e programação, e estamos trabalhando nisso. Mas, como disse, temos prioridades e nosso plano de ataque primeiro foi no CT do profissional.

A atenção segue voltada ao centro de treinamento utilizado pelo elenco profissional. O estacionamento de funcionários e visitantes, que antes era de terra batida, agora é todo calçado. E as paredes do corredor do alojamento foram estampadas com imagens de conquistas históricas e ídolos que já vestiram a camisa do Vasco.

- No CT, fizemos as primeiras melhorias mais urgentes, operacionais, como a pavimentação do estacionamento, melhorando acesso e processos de segurança, serviço e atendimento. Agora temos um estacionamento exclusivo para jogadores e departamento de futebol. Tudo isso traz melhor condição de trabalho para o futebol, mais eficiência em todas as partes do processo, e isso vem sendo percebido por todos. Essa foi a primeira ação no CT - conta o gestor de sedes.

- Fizemos uma melhoria nas condições dos campos e estamos trabalhando no planejamento de ampliação do gramado, mais áreas para treino. Abrimos mais espaço na academia entre novembro e dezembro, com mais espaço para fisiologia, fisioterapia, etc. Vão chegar novos equipamentos para o DESP também - completa Pedro Seixas.

São Januário: obras para o Brasileiro

Pedro Seixas explica que poucas ações foram feitas em São Januário até o momento, como melhorias no alojamento dos atletas e no colégio. Mas as principais reformas serão entregues entre abril e maio, para o início da disputa do Campeonato Brasileiro.

As cabines de rádio em breve serão repaginadas, com instalação de ar condicionado, por exemplo. Atualmente elas são abertas.

- Em São Januário procuramos priorizar as obras no alojamento dos atletas. Eles estavam de férias e demos prioridade para adequações no alojamento, e no Colégio, onde as aulas começam 06 de fevereiro. Essa foi a linha de prioridade para São Januário. Agora começamos de fato nas questões que aparecem para o público, mirando o início do Brasileiro - pontua Pedro Seixas, que comenta as recentes críticas sobre o estado do estádio:

- Não é surpresa pra ninguém, nem para quem estava aqui e nem para quem chegou agora. Ninguém foi pego de surpresa. A gente sabe também como funcionam as notícias. Temos vídeos que misturam imagens antigas e atuais. A gente precisa reforçar a consciência e a importância de melhorar as condições para o torcedor, mas trabalhar junto - acredita ele.

E o CT de Caxias?

Pedro Seixas garante que haverá ações ainda no primeiro semestre deste ano no centro de treinamento que abriga as categorias inferiores do Vasco, em Duque de Caxias.

- O CT de Caxias é uma sede estratégica para a gente, pela proximidade de São Januário, traz uma eficiência logística muito importante para a base - diz.

- Não foi possível dar prioridade no momento por estarmos dando atenção primeiro ao futebol profissional. As férias do futebol de base vinham depois mesmo do futebol profissional. Agora nesse primeiro semestre de 2023 é que vamos dar mais atenção ao CT da Base - conclui.

Fonte: ge