Gepe faz alerta para mistura de torcedores de Vasco e Botafogo em setor
Com três setores esgotados – Sul (Vasco), Maracanã Mais e Leste inferior (áreas mistas) –, os vascaínos iniciam corrida para comprar ingressos do lado da torcida do Botafogo, no setor Norte. Com mais de 35 mil ingressos vendidos até o início da tarde, os torcedores do time de São Januário tentam correr atrás de entradas para o local do adversário. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) acompanha a movimentação e já admite administrar torcedores dos dois times no mesmo setor. A entrada de cruz-maltinos no setor destinado aos botafoguenses, porém, só será permitida sem camisa do Vasco.
O Gepe avisa ainda que qualquer indício de confusão serve como motivo para expulsar os vascaínos do Maracanã, se assim forem identificados pelo policiamento. Um dos responsáveis pelo batalhão do tenente-coronel João Fiorentini lembrou que situação semelhante se deu em 2013, na semifinal da Copa do Brasil. Naquela ocasião cerca de 200 torcedores do Flamengo foram para o lado do Botafogo, mas metade destes terminou sendo retirada do estádio após problemas criados no lado alvinegro.
A Polícia descartou, ao menos por enquanto, agrupar os botafoguenses, mesmo se estiverem em número reduzido, apenas no setor inferior da arquibancada, por exemplo – o que permitiria uma divisão setorizada dos vascaínos e evitaria qualquer risco de confusão.
– Não podemos estimar preliminarmente que a torcida do Botafogo não vai comprar seus ingressos para o jogo – justificou o Gepe.
Da mesma forma, está descartada a formação de um cordão de isolamento humano, o que era feito em casos desse tipo no Maracanã, antes da última reforma.
Fonte: ge