Categorias de base

Garotada dá exemplo aos profissionais

A tarde do último domingo pode não ter sido das melhores para o Vasco em função da derrota para o Santos, mas as categorias de base do clube tiveram muito o que comemorar. A equipe juvenil cruzmaltina conquistou a Copa Brasil Sub-17, uma das competições mais importantes da categoria. Na final, realizada no Espírito Santo, o time comandado pelo técnico Rodney Gonçalves derrotou o Santos por 2 a 1, com gols de Willen e João Marcos.

O meia-atacante Philippe Coutinho, negociado com a Inter de Milão, estava na Itália resolvendo os detalhes de sua transferência, mas conseguiu chegar a tempo de participar da decisão. Para o treinador, o título é fruto de um longo trabalho.

"Avalio esta vitória como conseqüência de um trabalho intensificado que fizemos nos últimos anos de fortalecimento das categorias de base. Poucos dias atrás, o infantil também conquistou a mesma competição. Hoje, a grande maioria dos nossos jogadores tem uma grande vivência no clube. Cerca de 70% deles estão no Vasco há mais de cinco anos, o que lhes dá uma vasta experiência e facilita na identificação com o clube, o que ajuda dentro de campo", explicou Rodney. "Espero que a nova diretoria dê continuidade aos esforços da antiga gestão, que melhorou muito as categorias de base do clube", completou.

O técnico ainda comentou a saída de Philippe Coutinho, principal jogador da categoria do clube. Ele lamentou a perda, mas explicou que os clubes ficam de mãos atadas neste tipo de situação. "A saída do Coutinho é uma grande perda para nós, mas é conseqüência das brechas que a Lei Pelé dá. Mais tarde, o jogador poderia deixar o clube sem dar qualquer lucro ao Vasco, o que seria muito prejudicial", avaliou.

Fonte: Jornal dos Sports