Gaciba aponta novos erros de arbitragem contra o Vasco
Na rodada passada do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Vasco reclamaram de um pênalti não marcado do são-paulino Juan em cima de Allan. Neste domingo, quando a 33ª rodada foi completada, o comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba, também viu motivos para protestos dos vascaínos. Na opinião do analista, o árbitro André Luiz Castro, que apitou Santos x Vasco, errou em dois lances, que poderiam ter mudado o resultado do jogo, vencido por 2 a 0 pelo Peixe.
Para Gaciba, não houve falta de Diego Souza sobre Danilo, aos 23 minutos da etapa inicial, quando o vascaíno cabeceou a bola para a rede, mas o árbitro anulou o lance apontando uma infração do meia-atacante.
- Não houve falta. Há um contato do Diego Souza nas costas do adversário, mas em nenhum momento há um deslocamento. Não consigo ver falta - disse o comentarista durante o programa \"Troca de Passes\", ressaltando que a decisão sobre a legalidade da jogada era difícil para o juiz.
Um erro mais grave, na opinião do comentarista, foi o pênalti não apontado para o time carioca no segundo tempo, quando o zagueiro santista Durval cortou com o braço esquerdo um cruzamento do lateral Fágner.
- (Durval) fez questão de interceptar a bola. Ele procurou a bola. É o que eu chamo de mão deliberada. Pênalti claro - afirmou.
Na opinião do ex-árbitro da Fifa, os corintianos também têm razão para reclamar da arbitragem neste domingo. Para Gaciba, o pênalti marcado do lateral Alessandro sobre o atacante Kempes, lance que originou o primeiro gol do América-MG no jogo disputado no Parque do Sabiá (Uberlândia), não existiu.
- Não consigo enxergar nem mesmo falta no lance. E se ocorreu, foi fora da área - afirmou, sobre a infração apontada pelo juiz Jean Pierre Gonçalves Lima.
Em contrapartida, o árbitro acertou ao marcar penalidade máxima de Amaral em Emerson, segundo o analista.
- O Emerson foi inteligente. Foi mais ostensivo o agarrão no braço dele do que o puxão na camisa do Amaral.