Futuro presidente do Vasco completa 53 anos nesta sexta-feira
Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, completa 53 anos nesta sexta-feira (13/04). A equipe do SUPERVASCO.COM gostaria de parabenizar o futuro presidente do Vasco, pela passagem dessa data.
Confira, a seguir, um breve resumo da gloriosa carreira do nosso ídolo maior, extraído do seu site oficial:
Roberto Dinamite, por duas décadas, foi o maior ídolo do Vasco da Gama. Mesmo quando em passagens pelo Barcelona, Portuguesa e Campo Grande não deixou de ser lembrado pela torcida, inclusive a adversária. A camisa 10 poderia ser, inclusive, aposentada no Vasco como reconhecimento a Carlos Roberto de Oliveira. Afinal, até hoje Roberto é a referência para qualquer vascaíno. Seu nome confunde-se com o do próprio clube.
Descoberto pelo \"olheiro\" Gradim, em 1969, iniciou na escolinha do Vasco com 14 anos, treinado por Seu Rubens. Aprimorou-se no juvenil com o treinador Célio de Souza. Em 25 de novembro de 1971, na segunda oportunidade de jogar na equipe profissional, escalado pelo treinador Admildo Chirol, Carlos Roberto ganhou o apelido que incorporou ao nome ao marcar o segundo gol da vitória do Vasco por 2X0 contra o Internacional. O chute foi tão forte que o jornalista Aparício Pires, do Jornal dos Sports, estampou em manchete: \"GAROTO DINAMITE EXPLODE NO MARACANÃ\".
Assim, aos 17 anos, nascia para ficar na história do futebol ROBERTO DINAMITE, o maior artilheiro dos Campeonatos Brasileiros de todos os tempos e o maior artilheiro do Clube de Regatas Vasco da Gama.
A década de 70 marcaria o \"duelo\" com o craque do arquiinimigo Flamengo. Apesar de amigos, no campo, Dinamite e Zico eram rivais bem a gosto da torcida. A briga pela artilharia era feita a cada jogo. Esquecido pelos técnicos na convocação para a seleção brasileira, ainda assim em 78, na Argentina, por imposição do almirante Heleno Nunes, ele jogaria e faria gol na equipe campeã moral de Cláudio Coutinho. Encostado na seleção, Dinamite acabou por se efetivar como craque, demonstrando seu ótimo futebol no Vasco. Mas nem sempre os dirigentes se lembravam dos mais amados da torcida. E chegaram a vender o jogador para o Barcelona. Na volta da experiência européia de quatro meses, a torcida voltava a vibrar com Dinamite. Suas idas para a Portuguesa e para o Campo Grande foram porque muitos achavam que ele estava, digamos assim, um pouco velho. Mas ele voltou, e com o técnico Joel Santana o efetivando como titular. Encerrou a carreira no dia 24 de março de 1993, e hoje é considerado por muitos embaixador do Vasco.
Ao longo dos mais de 20 anos como jogador, Dinamite marcou nada mais nada menos que 754 gols, sendo 708 deles pelo Vasco da Gama, 11 pela Portuguesa (SP) , 3 pelo Barcelona (ESP) e 26 pela Seleção Brasileira, isso sem contarmos os gols marcados em amistosos e os pela Seleção de Masters.
Aqui você terá a oportunidade de ver e/ou ouvir alguns gols maravilhosos de Roberto, incluindo o que ele considera como o mais bonito de sua carreira, marcado contra o Botafogo (RJ) pelo Estadual de 1976.
Os que mais sofreram na mão de Dinamite foram os tricolores cariocas. Roberto fez 43 gols em cima do Fluminense. A lista de sofredores continua com os americanos (30) botafoguenses (28) seguidos pelos flamenguistas (27).
GOLS:
*Primeiro jogo: Vasco 0 x 1 Bahia (BA) - Brasileiro - Fonte Nova - 14/11/1971
*Primeiro gol: Vasco 2 x 0 Inter (RS) - Brasileiro - Maracanã - 25/11/1974
*Último gol: Vasco 1 x 0 Goytacaz (Campos-RJ) - Carioca - São Januário - 26/10/1992
*Último jogo: Vasco 0 x 2 La Coruña (ESP) Amistoso - Maracanã - 24/3/1993
*Campeonatos Brasileiros: 21 (total de 190 gols)
Foram 1.199 jogos em 22 anos de carreira. E exatos 754 gols.
Mais lidas
- 0 O 'trunfo' do Vasco para ter Danilo
- 0 O entendimento da diretoria vascaína sobre Danilo
- 0 Danilo comenta especulações envolvendo o Vasco
- 0 Staff de Danilo se posiciona sobre situação do jogador; vídeo
- 0 Rival: Internacional pode ter até cinco mudanças para jogo contra o Vasco
- 0 Os números de Puma Rodríguez em Brasil 1 x 1 Uruguai
- 0 Garone analisa Alef Manga, cotado no Vasco; vídeo
- 0 Além de Vasco x Internacional, os outros jogos da 34ª rodada do Brasileiro
- 0 Vasco publica postagem sobre o Dia da Consciência Negra
- 0 Nicola: 'Vasco abre negociação com Danilo, alvo antigo do Flamengo'; vídeo