Futmesa: Vasco é superado pelo Friburguense na final da 1ª Copa Suderj
O atleta Vinícius Mendes, do Friburguense, se sagrou campeão, nesta quinta-feira (19), da 1ª Copa Suderj de Futebol de Mesa, modalidade 12 toques. A competição, promovida pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), foi disputada por 12 atletas de diversos clubes do estado do Rio: Flamengo, Vasco, Friburguense, America, Bangu e Duque de Caxias. Na final, Mendes derrotou o competidor Igor Quintaes, do Vasco, pelo placar de 6 x 4.
A conquista foi muito comemorada pelo atleta do Friburguense, que em nome dos outros jogadores, elogiou a iniciativa da Suderj. “A sensação de ter conquistado a Copa Suderj é maravilhosa. Além disso, o título coincide com a data de inauguração da Associação Friburguense de Futebol de Mesa”, afirmou Vinícius Mendes, campeão do torneio.
O vice-campeão Igor Quintaes, do Vasco, e presidente da Federação de 12 Toques, elogiou o nível da competição. “Jogadores de grande nível abrilhantaram a competição. É bom para o esporte, que precisa de mais divulgação. Aproveito para agradecer o apoio da Suderj, além da oportunidade de apresentar esse esporte inclusivo”, declarou.
Ao entregar a premiação para os vencedores, o presidente da Suderj, Adriano Santos, afirmou que iniciativas como essa serão sempre a tônica da entidade. “É dessa forma que trabalhamos. Valorizando a memória do esporte, de todos os esportes, sempre, e é claro: proporcionando espaço e voz àqueles que precisam de incentivo e divulgação. O torneio foi um sucesso!”, assegurou Adriano.
As finais foram assistidas por alunas do Sesi Salgueiro, a convite da Suderj. Estiveram presentes: Adriane da Silva, Anna Gabriela, Anna Caroline Alves, Brenda Cristina Vieira Sophia Fernanda, acompanhadas da professora Cristine Silva de Souza e do representante do Sesi, Daniel Lucena.
As jovens estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o futebol de botão, arriscando umas jogadas na mesa. “Meu dia foi muito legal. Adorei o jogo de Futebol de Mesa. Já conhecia por meio de vídeos, mas nunca tinha jogado. Hoje, aprendi a jogar e agora quero praticar ainda mais”, afirmou Adriane da Silva, do Sesi Salgueiro.
Em função da pandemia da Covid-19, a competição não foi aberta ao público para que se respeitasse os protocolos de segurança sanitária.
Confira os resultados:
Quartas de final:
Felipinho (Vasco) 4 X 4 Evandro (Vasco) – (vantagem de Felipinho)
Bira (America) 3 X 0 Armando (Flamengo)
Vinícius (Friburguense) 5 X 2 Tiago Barbão (Flamengo)
Igor Quintaes (Vasco) 5 X 4 Daniel (Friburguense)
Semifinais:
Igor Quintaes (Vasco) 7 X 5 Felipinho (Vasco)
Vinicius (Friburguense) 5 X 4 Bira (America)
Final:
Vinícius (Friburguense) 6 X 4 Igor Quintaes (Vasco)