Futmesa: Vasco é o 11º colocado no Brasileiro da modalidade 3 Toques
Foi realizado nos dias 21 a 23/04/2023, na cidade de Juiz de Fora (MG), o XLI Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade Bola 3 Toques.
As 16 (dezesseis) equipes participantes, divididas na primeira fase em dois grupos, deram um show de técnica, habilidade e controle emocional, protagonizando momentos que ficarão na memória de todos os presentes. Ao final da primeira fase, pelo Grupo A, classificaram-se, na ordem, Liberdade “A” (MG), ACAFUMA (DF), Tupi “B” (MG) e Uberaba SC (MG).
Já pelo Grupo B, a equipe do Flamengo obteve 100% de aproveitamento e a melhor campanha da primeira fase, vencendo os 7 confrontos disputados. Em segundo ficou a equipe do Tupi “A”, seguida por AABB-DF e ADMB “A” (MG).
As demais equipes participantes se credenciaram a disputar a Taça de Prata da competição.
Definidas por meio do denominado “cruzamento olímpico” e contando com a vantagem do empate as equipes que obtiveram a melhor classificação na primeira fase, as quartas de final do Campeonato Brasileiro restaram assim concluídas (empate favorecendo às equipes na coluna da esquerda):
Liberdade “A” 3 x 0 ADMB “A”;
ACAFUMA 2 x 1 AABB-DF;
Flamengo 2 x 2 Uberaba SC;
Tupi “A” 3 x 1 Tupi “B”.
Destaque para os clássicos mineiros e do DF, além da emocionante classificação do Flamengo, obtida no final do confronto contra a equipe de Uberaba (MG).
Pelas semifinais, continuavam com a vantagem do empate as equipes de melhor classificação na primeira fase (Flamengo e Liberdade “A”). No entanto, a presença da forte equipe da ACAFUMA e do Tupi, este último multicampeão brasileiro, trazia a promessa de jogos disputadíssimos.
Na primeira semifinal, o Liberdade “A” superou a equipe da casa (Tupi), pelo placar geral de 2 a 1, credenciando a equipe de Belo Horizonte a mais uma final da competição, na qual defenderia seu título de Campeão Brasileiro de 2022.
Na segunda semifinal, a equipe do Flamengo começou bem o confronto, sendo que no intervalo estava se classificando para a final. No entanto, no segundo tempo a ACAFUMA conseguiu reverter o placar adverso, para vencer a partida por 2 a 1.
Na finalíssima, o duelo entre Liberdade “A” e ACAFUMA era imprevisível. Jogando pelo empate, a equipe mineira lutou ao máximo, mas encontrou o time de Brasília extremamente afiado. Ao final, o placar de 2 a 1 fez com que a Águas Claras Associação de Futebol de Mesa e Arte (ACAFUMA) pudesse saborear um inédito e mais do que merecido título para o clube do Distrito Federal. Integraram a equipe da ACAFUMA os seguintes atletas: Tarcizio, Digão, Magno, Thiago Brey, Paulo e Adolpho, atual campeão brasileiro individual.
Flamengo (RJ)
ACAFUMA (DF)
Liberdade (MG)
Flamengo (RJ)
ACAFUMA (DF)
ACAFUMA (DF)
Confira a campanha da ACAFUMA:
Primeira fase | Quartas de final | Semi-final | Final |
2 x 0 Vasco da Gama 3 x 1 Tupi “B” 4 x 0 ADMB “B” 4 x 0 Chacal “B” 0 x 1 Uberaba 0 x 1 Liberdade “A” 4 x 0 Fluminense |
2 x 1 AABB | 2 x 1 Flamengo | 2 x 1 Liberdade “A” |
Pela Taça de Prata, na final, o Fluminense derrotou a equipe do Grêmio Mineiro pelo placar de 1 a 0, levando o troféu para as Laranjeiras.
Confira a classificação final da competição:
Parabéns aos campeões e a todas as equipes participantes, que fizeram um Campeonato Brasileiro em altíssimo nível. Parabéns também para a Direção Técnica do evento, que foi incansável: Marcos Damázio, Márcio Lopes e Bruno Calinçane.
Fonte: Fefumerj