Futmesa: Com vascaínos, RJ busca título da Copa do Brasil
Nos dias 7 e 8 de setembro acontece a 19ª edição da Copa do Brasil de Futebol de Mesa, da Regra 12 Toques. A competição será na Estação Cidadania Antônio Carlos da Cunha – Tonhão, na cidade de Varginha, Minas Gerais.
A competição, realizada pela CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, será organizada pela FEFUMEMGE – Federação de Futebol de Mesa do Estado de Minas Gerais e pelo clube varginhense Von Schmidt de Futebol de Mesa.
Ao todo serão 32 atletas em cada categoria, adulto e máster (48+).
O Rio de Janeiro será representado por Moacir (America), Luiz Carlos (União) e Bad (Vasco) na categoria máster; e, Hiego (America), Thiago Penna e Evandro Gomes (Vasco) na categoria adulto.
Histórico
O primeiro título do Rio de Janeiro foi do vascaíno Marcelo Lages, que conquistou em 2007 na cidade de Blumenau-SC, na categoria máster. Já em 2015 foi a vez do rubro-negro Armando Amêndola, em São Paulo, na mesma categoria.
Já em 2019 teve dobradinha do Rio de Janeiro na Copa do Brasil, disputada no ginásio do Friburguense, região serrana do estado. Na categoria adulto, Christofer Pereira foi o grande campeão. E na categoria máster Rodolfo José, do Vasco da Gama, atualmente no Fluminense.
Quinho, do Palmeiras, é o atual bicampeão consecutivo na categoria adulto. No máster, Éder Sérgio (PE) e Dalla Stella (PR) venceram as edições de 2023 e 2022, respectivamente, disputadas em Caruaru e Londrina.
Varginha
É um município localizado no sul do estado de Minas Gerais, com 395km² de extensão e mais de 140 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. A cidade é mundialmente conhecida pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas. Isso mesmo que você leu: uma lenda (ou não) faz com que o município seja conhecido como a capital brasileira da Ufologia. Varginha atrai anualmente muitos turistas e curiosos por causa da lenda (ou fato) do ET de Varginha, que teria aparecido para duas irmãs em 1996, sendo que inclusive até hoje muitos historiadores e estudiosos vêm até a cidade por causa dessa história. Ao visitar a cidade, você não pode deixar de experimentar o tradicional pão de queijo mineiro, os doces caseiros, a feijoada, o feijão tropeiro e, é claro, o café, o produto mais comercializado do município que, inclusive, é iguaria em várias cidades do Brasil e exportada para diversos países.
Varginha está numa localização privilegiada, situada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que é ótimo para o escoamento da sua produção, principalmente do café. Outras atividades econômicas do município são o comércio, a prestação de serviços, turismo e a indústria. Varginha foi o primeiro porto seco do estabelecido no Brasil, na década de 1970, e frequentemente aparece nas listas de IDH como um dos melhores lugares de Minas Gerais para se morar.
Fonte: Fefumerj