Futebol Americano: Vasco estreia no Nacional dia 30/07
A temporada nacional do futebol americano de grama começa neste sábado (2 de julho), com a abertura do Torneio Touchdown, campeonato de clubes envolvendo 16 equipes de seis estados. O Botafogo Mamutes estreia logo na primeira partida da competição, contra o atual campeão, Vila Velha Tritões, no estádio do Tupy, em Vila Velha (ES), às 14h.
Botafogo Mamutes e Vasco da Gama Patriotas são os representantes cariocas no campeonato. O Vasco, que só estreia em 30 de julho, foi vice-campeão em 2010, derrotado pelo Tritões por 7 a 0 na Vila Belmiro. A primeira edição do torneio, em 2009, foi vencida pelo Rio de Janeiro Imperadores, atual Fluminense Imperadores, que hoje disputa a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA), outra competição nacional de clubes.
Para honrar a tradição carioca no torneio, o Botafogo Mamutes aposta na mesma fórmula de sucesso de Fluminense e Vasco: mesclar talentos de diferentes times do Carioca Bowl, o campeonato estadual de futebol americano de areia. Por isso, o time que entrará em campo neste sábado é bem diferente do Mamutes de areia, que permanece treinando no Rio.
Além de destaques do time de praia, como o fullback Ivan Franklin e o offensive lineman Sapão, o Botafogo agregou talentos do Piratas de Copacabana, Ipanema Tatuís, Falcões e Rio de Janeiro Sharks, incluindo o quarterback Dudu, os running backs Massa e Garrido e o safety Xande. O time conta ainda com a experiência do treinador Carlos \"Lynho\" Januário, um dos precursores do esporte no país, e do linebacker e kicker Costão, ex-Imperadores. Para a estreia, há ainda o reforço especial do wide receiver Heron Azevedo, ídolo do Mamutes que passa férias no Brasil após disputar a temporada universitária nos EUA.
\"Estamos extremamente focados para a partida. Vamos concentrados, dispostos a dar o máximo buscando a vitória\", diz o fullback e coordenador defensivo Ivan Franklin, que reconhece a pressão por representar o estado: \"Não só pelas boas campanhas de Imperadores e Piratas, mas também pelo sucesso da Seleção Carioca nos Torneios de Seleções. O nosso estado tem um legado de excelência no cenário nacional e almejamos estar à altura.\"