Outros Esportes

Futebol americano: Vasco decide título Estadual no sábado

No próximo domingo, dia 21, a Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Pallace, se tornará o maior palco do futebol americano no Rio, com as finais do futebol americano carioca, no masculino e no feminino. A Fefarj (Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro) marcou para as 15 a decisão masculina, entre Rio de Janeiro Sharks e Botafogo Reptiles. Mais cedo, às 10h, na final feminina, vão se enfrentar Botafogo Flames e Vasco. No masculino, o América Red Lions é o atual campeão, e no feminino, o vencedor do último campeonato carioca foi o Vasco.

No Rio, o futebol americano se desenvolveu nas areias das praias de Botafogo, Leme e Copacabana, sendo praticado por rapazes e meninas que se acostumaram a ver pela TV as partidas dos grandes times dos EUA. Sem campos de grama e sem os capacetes e kits de segurança, esses jovens adaptaram a modalidade, de modo a praticá-la na areia da praia, sem os equipamentos de segurança. Como os fãs de qualquer esporte, eles tentam aprender as jogadas, as variações táticas e toda a movimentação dos americanos, trazendo-as para os jogos entre braisleiros.

Este movimento já tem cerca de dez anos. Há uns cinco, alguns praticantes mais aficcionados e com condições financeiras para importar capacetes e kits de segurança (cerca de US$ 1 mil, cada kit) passaram a jogar futebol americano em campos gramados de futebol. Assim, surgiram dois torneios nacionais, o Touchdown, do ex-locutor da ESPN André Adler, que narrava a modalidade para aquele canal americano, e a liga nacional da Afab (Associação Brasileira de Futebol Americano). No Touchdown, participam Vasco e Botafogo. Na liga da Afab, o Fluminense.

Pouco a pouco esse esporte está crescendo no país, ainda sem tanta visibilidade e com pouco apoio, mas com um entusiasmo crescente de atletas e de torcedores, que ficam às margens dos campos de areia e começam a encher arquibancadas em partidas importantes em campos gramados. Além de Vasco, Botafogo e Fluminense, clubes de futebol como Corinthians, Palmeiras e Santos também formaram equipes desse esporte, num indício de que o futebol americano poderá se firmar no Brasil.

Fonte: Globo Online