Outros Esportes

Fut 7: Ex-lateral Victor Boleta é destaque na Seleção Brasileira

Lateral-esquerdo de pouco sucesso no futebol profissional, Victor Boleta deu a volta por cima e hoje é um dos principais jogadores da seleção brasileira de futebol 7. Aos 32 anos, o atleta trocou o campo pelo \"society\" em 2010, após rápida passagem pelo Serra Macaense, da terceira divisão carioca, seu último clube como profissional. Conhecido por ter atuado por Vasco e Fluminense na década passada, Boleta hoje defende o Flamengo no fut 7. Adaptado à nova modalidade, ele credita seu sucesso à base aprendida nos gramados, um diferencial em relação à maioria dos seus colegas.

- Por ter sido jogador profissional, me destaco na força física e tenho toda aquela base de treinamento e movimentação que trouxe dos gramados. Como o futebol 7 não tem tanto treino, chego sempre mais bem preparado às partidas - disse Victor.

Revelado pelo Volta Redonda, Boleta passou por mais de 20 clubes na carreira, o que fez com que chegasse à terceira década de vida bem longe de estar bem resolvido financeiramente. Dono de um táxi, o ex-lateral cursa faculdade de Fisioterapia, onde está no sexto período. Neste semestre, Boleta ainda conseguiu um estágio na sua área, o que reduziu ainda mais o seu tempo vago.

- Jogo futebol 7, estagio em uma clínica e ainda tenho o táxi, que, ultimamente, tem ficado mais com o meu cunhado por falta de tempo. Queria fazer um curso de Pilates, mas não consigo arranjar um espaço na minha agenda. Mas estou feliz, pois estou tendo reconhecimento no futebol 7 e estou vendo que esse esporte está crescendo. A tendência é que tenhamos mais investimentos com o passar dos anos - comentou.

Victor conheceu o futebol 7 quando ainda jogava profissionalmente. Convidado para participar de algumas competições em períodos de folga, o ex-lateral tomou gosto pela modalidade, até optar por trocar definitivamente os gramados pelos campos de grama sintética, em 2010. Atuando como ala, ele explica as principais diferenças táticas entre os dois esportes.

- No futebol 7 eu sou ala, mas é um posicionamento bem diferente do futebol de campo. No society, apenas os dois zagueiros e o pivô ficam restritos às suas posições. Os alas se movimentam pelo campo inteiro e não têm faixa do campo específica para atuar. Gostei muito de jogar sem ter tanto comprometimento tático. Isso foi essencial para que eu me soltasse em campo e passasse a me destacar aqui - ressaltou.
Victor Boleta futebol 7 (Foto: Reprodução Facebook)Jogador se divide entre o futebol 7 e a faculdade de Fisioterapia (Foto: Reprodução Facebook)

Em três anos no futebol 7, Victor soma 15 títulos oficiais pelo Flamengo/Iate Clube, além do Mundialito de 2012 pela seleção brasileira. Dentre as principais conquistas com a camisa rubro-negra, ele destaca o tricampeonato da Copa do Brasil e o bi do Brasileiro.

- Jogar no Flamengo ajuda, porque é uma das maiores equipes do futebol 7 do país. Com a chegada do Petkovic estamos mais fortes do que nunca e vamos buscar todos os títulos da temporada - frisou.

Convocado para integrar a seleção brasileira que disputará o Mundialito de Seleções entre sábado e a próxima terça-feira, na Arena Sapucaí, no Rio, Boleta não vê a hora de erguer o seu segundo troféu do torneio.

- Vamos com tudo em busca desse título, mas sempre respeitando os adversários. Espero ajudar da melhor forma e que o Brasil consiga esse título - finalizou.

Fonte: ge