Franzino, Conca deve fazer trabalho de reforço muscular
Que o argentino Darío Conca chegou ao Vasco para se tornar o maestro do time nesta temporada, pouca gente ainda duvida. Mas será que o jogador está preparado fisicamente para enfrentar a maratona de jogos e os zagueiros que tentarão pará-lo a todo custo?
Conca chama a atenção pelo seu biótipo franzino e de baixa estatura. Porém, com um intensivo trabalho da equipe médica e de fisioterapia do clube, o jogador poderá ganhar mais massa e fortalecimento muscular. E não faltam bons exemplos para ele no nosso futebol.
Um dos casos de sucesso atuais de complementação física é o do apoiador Kaká, que quando surgiu no São Paulo fez um trabalho que incluía exercícios e alimentação diferenciada. E hoje, no Milan, é um dos maiores astros do futebol italiano. Sua evolução foi visível. Em 2001, ele tinha 19 anos, seus atuais 1,84m e 71 quilos, além de várias contusões leves, como estiramentos ou torções.
Em dois anos, Kaká ganhou 11 quilos de músculos e aumentou sua massa muscular em 10%, o que representou uma melhora de performance, sem diminuir a agilidade e, é claro, está há mais de um ano sem se contundir.
Outro exemplo brasileiro é o do craque Ronaldo, que quando surgiu no Cruzeiro também era bastante franzino. Mas em apenas três meses, um trabalho realizado no PSV fez com que ele ganhasse quatro quilos de massa muscular e dois centímetros de altura. Porém, no ano 2000, o jogador teve uma séria lesão no joelho, que o impediu de jogar por quase dois anos. Atualmente, ele tem problemas de excesso de peso.
Para conseguir chegar a esse objetivo, a recomendação médica é exercícios específicos de carga e poucas repetições e uma séria dieta alimentar com cerca de 60% de carboidratos, 15% de proteínas e 25% de gordura, aliada a suplementos, como a creatina e matérias-primas de proteínas.
Esses jogadores e tantos outros, que precisaram aumentar a explosão física, passaram a melhorar bastante o seu rendimento dentro de campo.
Resta saber se Darío Conca seguirá esses exemplos e também dará muitas alegrias à torcida vascaína.
- SuperVasco