Torcida

Fotográfo Dinamarquês fala sobre seu amor pelo Vasco

O fotógrafo dinamarquês Soren Mork, 44 anos, adotou o Brasil como sua segunda pátria, apesar de morar em Nova York e trabalhar pelo mundo. Passa meses no Brasil, onde tem um apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro, e já assinou campanhas para grifes como Lenny, Maria Bonita Extra, Blue Man e Antonio Bernardo, além do catálogo com atrizes do filme O Inferno de Cada Um, do cineasta brasileiro Miguel Rodrigues.

Casado há 14 anos com uma brasileira, é torcedor fanático do Vasco e diz que as mulheres brasileiras são as mais bonitas do mundo. Mork está no Rio agora e aproveita para assistir a alguns desfiles do Fashion Rio.

O fotógrafo conversou com o Terra e falou de sua paixão pelo País, que considera um paraíso para qualquer fotógrafo, tanto pelas locações quanto pela oferta de modelos. Confira alguns trechos da entrevista:

Mulher brasileira - \"São as mulheres mais bonitas do mundo. A mistura de raças oferece todos os tipos de mulheres, das loiras às morenas e negras, e isso é maravilhoso para quem trabalha com moda.\"

Cultura - \"Sou apaixonado pela sensibilidade, alegria e pela forma que os brasileiros têm de encarar a vida. Nunca tem contratempo, não importa se é rico ou pobre. No meu país, não é assim. Digo para todo mundo que quem quiser ser feliz, tem de vir para o Brasil.\"

Futebol - \"Participei muito tempo da seleção de esgrima de meu país, mas quando tinha 6 anos e comecei a praticar, disse para minha mãe que, se tudo desse errado, vinha para o Brasil jogar futebol de praia. Conquistei muitos títulos com a esgrima e larguei o esporte muito anos depois para me dedicar à carreira de fotógrafo. Depois, casei com uma brasileira, vim para o Rio a primeira vez em 1996 e sou torcedor fanático do Vasco da Gama. Na final do último campeonato brasileiro, até adiei alguns trabalhos para poder assistir aos jogos, mas infelizmente não fomos campeões.\"

Locação - \"Assim como a grande quantidade de modelos que o Brasil oferece, aqui há também um fonte inesgotável de locações para fotos. Se quer mar, tem; se quer floresta, tem; se quer montanha, tem. É um catálogo de mulheres bonitas e de lugares maravilhosos para fotos.\"

Comida - \"Adoro feijoada, churrasco, comida mineira. Só não consigo comer peixe cozido, apenas cru. E faço uma caipirinha de dar água na boca, melhor do que a da minha mulher.\"

Modelos - \"Sim, aqui há muitas, mas nem todas as meninas altas, magras e bonitas conseguem ser modelos. Não adianta ter apenas esses requisitos. É preciso ter personalidade, treinar na frente do espelho e saber trabalhar com os olhos, que são a alma de qualquer foto. A expressão é fundamental, e isso é prática também.\"

Fonte: Terra