Futebol

Fortaleza e Vasco se enfrentam pela 1ª vez na história da Copa do Brasil

Pela primeira vez na história, Fortaleza e Vasco se enfrentam em um mata-mata. Inclusive, o duelo chegou em momentos distintos das duas equipes. Nesta quarta-feira (1), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, as equipes se encaram pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Apesar de historicamente o Vasco ter mais vitórias que o Fortaleza, os últimos confrontos mostram um grande equilíbrio entre as equipes. Para se ter ideia, o Cruzmaltino não vence o Leão na capital cearense há 21 anos.

Além disso, o Fortaleza se tornou um dos principais clubes do Brasil, com boas campanhas nacional e internacionalmente. O Vasco, por sua vez, vive fase de reconstrução desde a chegada da SAF.

Para completar, Juan Pablo Vojvoda é o segundo treinador mais longevo do Brasil, no comando do Leão, apenas atrás de Abel Ferreira, do Palmeiras. Enquanto o Vasco vai com Rafael Paiva, treinador-interino, após a saída de Ramón Díaz do cargo.

Ou seja, o Fortaleza parece estar mais preparado, atualmente, para sonhar alto na Copa do Brasil. O Cruzmaltino é franco-atirador, mesmo com investimento de mais de R$ 100 milhões em reforços em 2024.

A nova ordem do futebol brasileiro coloca o Leão com um ligeiro favoritismo contra uma das camisas mais pesadas do país.

A partida de volta está marcada para o dia 21, em São Januário, às 21h30 (de Brasília). A ideia do Vasco é voltar com chances de fazer o resultado e se classificar ao lado de sua torcida.

Castelão preocupa

O gramado ruim da Arena Castelão pode ser um problema para os dois times. O Governo do Ceará, proprietário do estádio, vai realizar uma mini-reforma no piso em maio, e Fortaleza e Ceará, clubes que usam o equipamento, vão mudar alguns jogos para o Presidente Vargas.

Para o confronto da Copa do Brasil nesta quinta, entretanto, não houve tempo hábil para uma alteração.

Fortaleza x Vasco

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Vasco

Léo Jardim, Paulo Henrique, Rojas, Maicon, Léo, Lucas Piton, Sforza, Hugo Moura, Mateus Carvalho, David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

Motivo: Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará
Data e hora: 1 de maio de 2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Arbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)

Transmissão
Sportv e Premiere

Fonte: Itatiaia