Fortaleza e Vasco empatam: 1 x 1
Vasco e Fortaleza precisavam vencer para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas empataram por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, deixou as duas equipes em situação desconfortável. A partida, válida pela nona rodada, aconteceu no estádio do Castelão, na capital cearense.
Com o resultado, os times seguem com a mesma campanha e permanecem juntos na classificação, agora com dez pontos. Mas como o Fortaleza apresenta saldo de gol melhor (-4 contra -5), a equipe de Márcio Bittencourt está na frente dos cariocas.
Além da situação ruim na tabela, o time da casa desperdiçou a terceira chance seguida de conquistar uma vitória diante da sua torcida. Nas duas partidas anteriores no Ceará, o Fortaleza empatou com o Paraná (1 a 1) e foi goleado pelo Fluminense (5 a 2).
A situação da equipe começa a se complicar e o jejum de vitórias já dura seis jogos - o último triunfo foi há mais de um mês, no dia 29 de abril, contra o São Caetano (2 a 1). O Fortaleza não se distancia da zona de risco, onde o time não figura desde a nona rodada do Brasileirão do ano passado.
No Vasco, mesmo sem poder contar com o trio formado por Morais, Edílson e Valdiram, lesionados, o ponto trazido do Ceará não pôde ser comemorado. Como ainda não conseguiu vencer dentro de casa, o time de São Januário tinha esperanças de conquistar o terceiro triunfo longe do Rio de Janeiro.
Assim como o Fortaleza, o Vasco não vence há seis partidas e aumenta a pressão pelas vitórias que afastem a equipe da zona de rebaixamento. O time de Renato Gaúcho terá a última chance antes da parada do Brasileirão contra o lanterna da competição.
Na décima rodada, o Vasco receberá o Santa Cruz, no domingo, às 16h, em São Januário. O Fortaleza também encerrará essa primeira parte do campeonato perto da sua torcida. A equipe tentará melhor sorte diante do Cruzeiro, sábado, às 16h. O capitão Galeano recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso dessa partida.
O jogo
O primeiro tempo começou animador, mas a chance desperdiçada por Galeano, logo aos 7min, deu uma falsa impressão do que estaria por vir. O capitão do Fortaleza aproveitou cobrança de falta e, de cabeça, obrigou o goleiro Cássio a fazer providencial defesa.
A dupla de ataque do Vasco, formada por Ernane e Faioli, foi bastante acionada, mas os jogadores se ressentiram de um maior entrosamento. O time carioca não conseguiu criar jogadas e permitiu que o Fortaleza tivesse o domínio territorial.
Embora tenha demorado a criar nova oportunidade de gol, o Fortaleza chegou perto aos 30min. Após cobrança de escanteio pela direita, o jovem Eusébio, dominou fora da área e chutou no canto esquerdo de Cássio, que se esticou e viu a bola passar rente à trave.
Até que no último minuto da primeira etapa o time da casa abriu o placar. Patrick cobrou falta da direita e Maurílio subiu para cabecear no contrapé de Cássio.
Conscientes de que faziam uma apresentação sofrível, os jogadores do Vasco deixaram o campo abalados pelo resultado parcial. \"Está difícil, a gente sabe disso. Mas vamos conversar, melhorar o passe. Eles fizeram um gol, mas vamos acertar\", lamentou Faioli.
Para o segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho tirou um volante (Andrade) e colocou o atacante Ricardinho. Mas a equipe carioca seguiu permitindo os avanços do Fortaleza, que chegou com perigo aos 15min, com Ivan.
Três minutos depois, o Vasco assustou. Faioli recebeu na entrada da área e chutou com força. A bola foi em cima de Albérico, que se complicou e espalmou para escanteio.
O goleiro do Fortaleza voltou a se enrolar aos 24min e, dessa vez, o ataque do Vasco não perdoou. Abedi chutou de fora da área, Albérico bateu roupa e Faioli aproveitou o rebote para empatar a partida.
Enquanto Albérico falhava no gol do Fortaleza, Cássio evitou que o time cearense voltasse a comandar o placar. Aos 29min, Rinaldo foi lançado na área, esticou o pé e
quase marcou por cobertura. O goleiro vascaíno se esticou para tirar a bola quase em cima da linha.
FORTALEZA
Albérico; Alan, Glauber e Galeano; Ivan, Dude, Ricardo Miranda (Válter), Eusébio (Teles) e Patrick (Finazzi); Rinaldo e Maurílio
Técnico: Márcio Bittencourt
VASCO
Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade (Ricardinho), Ramón (Alberoni) e Abedi; Ernane (Ives) e Faioli
Técnico: Renato Gaúcho
Local: estádio do Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Ana Paula Oliveira (Fifa) e Marcelo Carvalho (ambos de SP)
Cartões amarelos: Rinaldo (F), Ramón (V), Jorge Luiz (V), Ricardo Miranda (F), Galeano (F)
Gols: Maurílio, aos 45min do primeiro tempo; Faioli, aos 24min do segundo tempo
- SuperVasco