Futebol

Fluminense tem vantagem sobre o Vasco nas disputas de pênalti no século XXI

No duelo entre as duas melhores defesas do Campeonato Carioca, nada mais natural que a disputa termine na velha loteria chamada pênaltis. O drama é conhecido, mas ainda é capaz de tirar o sono dos torcedores. Caso isso aconteça, um alento para quem é tricolor: no século XXI, o Fluminense tem melhor aproveitamento neste tipo de decisão que o Vasco, adversário de amanhã na semifinal da Taça Guanabara.

Desde 2001, o time de São Januário já foi obrigado a definir seis confrontos nas penalidades. Foram cinco desclassificações, curiosamente, todas em semifinais, seja de turnos do Campeonato Carioca, seja da Copa do Brasil. O atacante Dodô, nome certo como cobrador caso o clássico de amanhã termine empatado, esbanja confiança.

– Tudo tem sido diferente, meu primeiro jogo, meu primeiro gol, agora uma decisão, que realmente poderá ser apertada. Confio no Vasco e nos meus companheiros para nos classificarmos à final – afirmou.

Já nas Laranjeiras, o retrospecto nos últimos nove anos conta muito a favor. Foram sete decisões por pênaltis e cinco terminaram com vitória do Fluminense. Por outro lado, da última e mais importante, o tricolor saiu derrotado: em 2008, a LDU conquistou a Libertadores, no Maracanã, com 3 a 1 nos pênaltis. Sem fazer parte daquele grupo, o zagueiro Gum destaca que o time atual precisa estar pronto caso não saia da igualdade contra o Vasco.

– Não queremos, mas temos de estar preparados. Pensamos em jogar bem e vencer após os 90 minutos.

Mas se houve a necessidade, estaremos em condições – prometeu.

Vasco

3 Pênaltis Teve o Vasco em 2010. Converteu dois, com Dodô e o goleiro Tiago, e desperdiçou um, com o Artilheiro dos Gols Bonitos.



Fluminense

5 Pênaltis Teve o Flu a seu favor neste ano.

Fez quatro, com Fred (2) e Conca (2), e, como o Vasco, perdeu um, com o argentino.
12.02.10

Fonte: Lance