Futebol

Fluminense e Vasco iniciam confronto por duelo na final

Fluminense e Vasco começam a decidir nesta quinta-feira, às 20h30min, no Maracanã, o time carioca que chegará à final da Copa do Brasil para enfrentar o vencedor do duelo entre Ipatinga e Flamengo. As duas equipes vivem um grande momento, depois de fracassarem no Campeonato Estadual: o Vasco está invicto há 11 partidas e o Fluminense não perde há 14 jogos.

Já houve época em que o torcedor tricolor tirava sarro do torcedor vascaíno. Até a década de 80, o Vasco era considerado freguês de carteirinha do Fluminense. Dos anos 90 para cá, o Cruzmaltino começou a vencer mais do que o Tricolor e equilibrou a disputa. Atualmente, o Vasco tem 127 vitórias, o Fluminense, 110 e ocorreram 88 empates.

De 2000 para cá, foram 29 confrontos entre as equipes e o Vasco leva ampla vantagem: venceu 13 vezes, perdeu apenas cinco e aconteceram 11 empates. Naquele mesmo ano, inclusive, o Fluminense conseguiu passar pelo Vasco na Copa do Brasil. Foram dois empates, um por 1 a 1 no Maracanã, e outro por 2 a 2 em São Januário. Como fez mais gols na cada do adversário, o Flu passou de fase, critério que não está valendo na edição deste ano, já que os dois jogos serão no Maracanã, considerado estádio neutro.

Nesta Copa do Brasil, o Vasco não tem a melhor defesa da Copa do Brasil, que pertence ao Flamengo; não tem o melhor ataque da competição, que é o do Fluminense, com 21 gols; não tem o melhor desempenho do torneio, que é do Fluminense, com 90,5% de aproveitamento; mas quer mostrar assim mesmo que é o time da virada.

Ciente das suas limitações, a equipe do Vasco chega às semifinais para mostrar que pode entrar para história do clube com a inédita conquista da Copa do Brasil.

- Quero entrar para a história do clube. Então, precisamos de títulos. Esta é uma ótima chance - disse o meia Morais, principal nome do time.

O volante Marcão, que está de volta à equipe do Fluminense, prefere não pensar em retrospecto. Ele só quer a classificação.

- Isso são apenas números. Agora é uma outra história, outra motivação. Não estamos pensando em números. Queremos passar de fase. Sabemos que será um jogo difícil, mas vamos lutar por essa classificação - destacou o ídolo da torcida tricolor.

O técnico do Vasco, Renato Gaúcho, que já conquistou a Copa do Brasil quando jogava no Flamengo, sabe que o título é muito almejado pelos vascaínos.

- O desejo do presidente, do elenco e meu é um só: queremos este título. No Rio, só o Flamengo tem e temos de dar esta volta olímpica - afirmou o treinador.

No Fluminense, o técnico Oswaldo de Oliveira acredita que o time estará no ponto para decidir a vaga.

- Acredito que, com o tempo suficiente que tivemos, vamos estar preparados. O time do Fluminense teve tempo e vai estar zerinho contra o Vasco - garantiu o treinador.

Quem está de volta ao Tricolor é o sérvio Petkovic, que não atuou contra o Paraná, pois sentia dores na garganta. Para a entrada do Gringo e de Marcão, saem Bruno e Romeu, respectivamente.

A única dúvida é o zagueiro Thiago Silva, com dores na perna esquerda. Caso ele não jogue, Gabriel Santos entrará em seu lugar.

Desde 15 de março que o time vascaíno não perde para ninguém. A última derrota, para a Cabofriense por 2 a 0, foi na despedida de Romário do time.

Com a saída do Baixinho, quem assumiu a responsabilidade de fazer os gols do time foi o atacante Edílson. O Capetinha, pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira e com vários títulos no currículo, nunca conquistou a Copa do Brasil.

- Perdi a decisão de 2003, pelo Flamengo, contra o Cruzeiro. No ano seguinte, já estava no Vitória, e saí na semifinal, contra o Flamengo. Agora, quero este título também - disse o atacante.

O time do Vasco está praticamente confirmado para a partida. Mesmo com Renato fazendo mistério, é provável que Ygor, Roberto Lopes, Ramon e Morais formem o meio-de-campo.

Em má fase, o atacante Valdiram, que ainda é um dos artilheiros da competição, deve ser mantido no time. O jogador não faz gol há oito partidas, desde a vitória sobre o Iraty por 5 a 1, no dia 8 de abril.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x VASCO

Local: Maracanã
Data - hora: 11/05 - 20h30min
Árbitro: Wilson Luiz Seneme(Fifa-SP)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Alessandro Rocha (BA)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Thiago Silva(Gabriel Santos), Thiago e Roger; Rogério, Marcão, Arouca, Petkovic e Jean; Lenny e Tuta -
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VASCO: Cássio, Wágner Diniz, Jorge Luís, Fábio Braz e Diego; Ygor, Roberto Lopes, Morais e Ramon; Edílson e Valdiram - Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Lance