Flamengo é campeão estadual de Remo; Vasco vai seguir brigando na Justiça
O Flamengo conquistou na manhã deste domingo o título do Campeonato Estadual de Remo 2009 na raia montada na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Rubro-Negro não venceu a oitava e última regata da temporada - o Vasco foi o vencedor -, mas os resultados obtidos foram suficientes para levantar o troféu. O clube cruzmaltino, no entanto, vai seguir brigando na Justiça pois alega que o rival tem um remador irregular.
- A partir do momento que há um recurso, que cabe recurso, você vai buscá-lo da melhor maneira possível. Eu acho que se cabe ao Vasco o direito de recorrer, o Vasco vai recorrer, se vai perder é uma outra história. Se entendemos que há um remador sem condição de competir, vamos seguir t; VAscrabalhando pela coisa legal, que é de direito - afirmou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.
Na última quarta-feira o clube cruzmaltino entrou com uma liminar na Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) solicitando a eliminação do argentino Santiago Fernandez e a recontagem dos pontos. Segundo a diretoria vascaína, o remador teria competido em março e em outubro pelo clube San Fernando, da Argentina, e por isso não poderia defender o Flamengo.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Frerj, porém, não acatou o pedido vascaíno e considerou que o atleta argentino está regular. A decisão foi tomada na sexta-feira pelo presidente do órgão, Charles Soares Aguiar.
- Despachei em favor do Flamengo pois o Vasco teria de comprovar a irregularidade e isso não aconteceu. A pontuação do argentino permanece.
Pelo TJD nenhuma punição vai ocorrer. Se o Vasco ainda vai recorrer em outras instâncias, são eles que terão de decidir - disse Aguiar.
Abordado pela reportagem do LANCENET!, o argentino Santiago Fernandez, centro de toda a polêmica, afirmou que nunca pensou que o Flamengo pudesse perder os pontos. Ele disse que leu todo o regulamento da Frerj e da Confederação Brasileira de Remo (CBR).
- Fiquei chateado porque incomoda um pouco porque as pessoas tem de saber perder. A competição tem de ser na água e não tem porque prejudicar o Flamengo porque eu competi numa prova na Argentina. Tenho a obrigação de competir no meu país para poder ficar na seleção. O regulamento no Brasil não fala nada de competir em outro país. Na Argentina as regatas não são oficiais para o Brasil, então eu posso competir no meu país - afirmou Fernandez.
O Flamengo terminou o Estadual com 601 pontos, contra 556 do Vasco e 259 do Botafogo.