Futebol

Fisiologista do Vasco fala sobre alguns assuntos da pré-temporada

O Vasco voou na estreia da Taça Guanabara mostrando todo o vigor físico de sua equipe. O foco na preparação na pré temporada podem ser decisivos para o sucesso no inicio da campanha. Foi o Fisiologista do time de São Januário, Daniel Gonçalves, em exclusiva para a Super Rádio Tupi, que comentou diversos assuntos sobre o tema.

INÍCIO DE TEMPORADA

“Realmente a equipe se mostrou bem na parte física, a primeira partida diante do Ajax nos deixou apreensivos pois o adversário está em plena temporada europeia, além de ser uma equipe qualificada, que valoriza muito aspectos técnico-táticos, muito bem organizados e nós saberíamos que se não fizéssemos uma partida boa na parte física, poderíamos ter dificuldades. O primeiro tempo contra o Ajax nos deixou satisfeitos, a equipe evoluiu um pouco para a partida de sábado (19/01), diante do Boavista, um adversário muito organizado dos clubes de menores investimentos. Os atletas estão de parabéns pelo esforço, espírito de luta e o aspecto coletivo bem desenvolvido. Estes pontos possibilitaram a parte física sobressair, os atletas se fecharam. Um grupo bem organizado na parte tática, no trabalho desenvolvido com o Gaúcho, mas principalmente pelo comprometimento dos atletas que se organizaram e assim já começaram o campeonato com o pé direito.”

PREPARAÇÃO EM PINHEIRAL

“A pré-temporada em pinheiral contribuiu muito para que os trabalhos e os objetivos fossem alcançados com êxito. Esse período de isolamento serviu principalmente para que o grupo de atletas se fechasse ainda mais e se mobilizassem em relação aos objetivos de 2013. Agente percebe que este é um grupo comprometido, que está focado, é sabedor dos seus objetivos e quer chegar no lugar mais alto sem criar tanta expectativa, sem dar alarde e deixar isso justamente para os aspectos dentro de campo. Isso ajuda bastante o setor de fisiologia, faz com que todos os trabalhos executados nesse período sejam cumpridos sem muitos esforços. O grupo tem me deixado bem satisfeito e agente pode falar que dos últimos cinco anos o aspecto físico atinge valores bem elevados”.

JOGO COM O MACAÉ

“Agente ainda espera uma pequena evolução porque nada melhor que o próprio jogo para que os atletas recuperem o ritmo, é claro que durante esses dois dias agente fica limitado em termos de treinamento, e aqueles que jogaram agente vai ter que focar na recuperação. Isso é ruim agente tende logo no inicio do campeonato a ter uma estagnação em termos de alguns aspectos, principalmente nos aspectos físicos e no de maior apuramento técnico e tático. Conseguimos ganhar ritmo de jogo mas estagnamos. Esses são os efeitos maléficos do nosso calendário, mas nós já o conhecemos muito bem e vamos intensificar os métodos recuperativos, hoje (21/01) o grupo que jogou já realizou isso em são januário para que agente consiga ter esses atletas em condições na quarta-feira”.

O Vasco volta a campo quarta-feira (23/01), contra o Macaé, em São Januário às 22h (de Brasília). O jogo válido pela segunda rodada da Taça Guanabara.

Fonte: Rádio Tupi