Figueiredo avalia temporada de 2022 e projeta 2023: 'Me sinto pronto'
O acesso do Vasco à Série A só foi possível com a boa participação de jogadores formados no clube. Andrey Santos, de apenas 18 anos, foi sem dúvidas o grande destaque do time na Série B. Mas entre os crias, o nome de Figueiredo também merece ser lembrado. O atacante desencantou no profissional na última temporada e terá, em 2023, a chance de se consolidar na carreira.
Titular em boa parte do ano, Figueiredo terminou a Série B com um saldo de quatro gols - golaços, vale destacar - e quatro assistências. Na reta final da competição, recuperou prestígio e se tornou peça essencial na busca pela volta à elite nacional. As dificuldades do Vasco ao longo da temporada ajudaram o jogador de 21 anos a criar casca e almejar mais destaque no ano que vem.
- Foi um ano de muito crescimento e evolução na minha carreira. Recolocar o Vasco no seu devido lugar terá sempre um lugar especial no meu coração. Cresci muito como atleta e também como ser humano. Me sinto pronto e preparado para viver aquilo que possa vir. 2022 me trouxe ensinamentos que vou levar pro resto da vida e que, sem dúvida, me fizeram amadurecer e estar pronto para os próximos desafios - afirmou Figueiredo ao ge.
Passo atrás para evolução
Figueiredo foi integrado ao time profissional em 2021. Titular em cinco dos 29 jogos que disputou, não marcou gols e nem deu assistências. No início de 2022, deu um passo atrás e voltou ao sub-20 para disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior. A decisão partiu do próprio jogador, que sob o comando do então técnico da base, Igor Guerra, aproveitou a chance para ganhar confiança.
- A ideia de trazer o Figueiredo para jogar a Copinha foi também do atleta. Ele se colocou à disposição e conseguimos fazer o nosso jogo em cima das características dele. Um dos pontos que trabalhamos bastante com ele na base foi em cima de ele entender e ler os espaços do jogo. Vejo uma evolução muito grande nele quanto a isso e considero um dos pontos fundamentais para a afirmação no profissional. Inclusive sendo utilizado, em algumas ocasiões, como lateral - lembrou Igor Guerra.
O Vasco foi eliminado nas quartas de final pelo São Paulo, mas o atacante arrebentou e foi o artilheiro da competição, com oito gols. Figueiredo usou a Copinha para acelerar o ritmo na pré-temporada e chegou ao profissional mais completo. Tanto que foi aproveitado em mais de uma função.
- Considero como fundamental ter disputado a Copinha no começo do ano. Foi um pedido meu disputar, pois tinha certeza que seria importante para a sequência da minha carreira. A partir dali consegui aparecer, evoluir e chegar preparado para os desafios da equipe profissional. Foi um momento importante para o meu crescimento - destacou o atleta.
Ano da consolidação
Figueiredo tem vínculo com o Vasco até o fim de 2025, e o clube reconhece a necessidade de valorizá-lo pela boa temporada que fez. As partes já acertaram os detalhes para estender o contrato por mais um ano com direito a aumento de salário.
O atacante foi um coringa para o time. Jogou pelas duas pontas, foi usado como centroavante e terminou o ano como opção para a lateral direita, onde jogou mais de uma vez e correspondeu bem quando acionado no decorrer dos jogos. Existe ainda a possibilidade de Figueiredo ser utilizado em uma nova função em 2023. Desde a reapresentação da equipe em dezembro, o jogador vem treinando sob o comando de Mauricio Barbieri como volante.
- Acredito muito que ele será um dos grandes nomes do Vasco em 2023. Com amadurecimento e o aprendizado que levará dessa temporada, tem tudo para render ainda mais - afirmou o ex-técnico do atacante de 21 anos.
Sob o comando de Barbieri e com o apoio do diretor técnico Abel Braga, o Vasco aposta que Figueiredo pode amadurecer ainda mais nesta temporada. A imposição física, doação na marcação, precisão nos cruzamentos e potência das finalizações são características que agradam a SAF, que vê em Figueiredo um jogador que pode dar retornos técnico e financeiro.
- Todo o processo, desafios e ensinamentos que tivemos em 2022 servirão de aprendizado para o próximo ano. O clube passará a viver uma nova fase e irei trabalhar e me dedicar para ser parte importante desse processo. É trabalhar forte e fazer uma grande temporada. Tenho confiança que teremos uma temporada de afirmação. O torcedor vascaíno pode esperar 100% de dedicação. Isso jamais irá faltar - concluiu o atacante.
No elenco, o atacante conta também com as orientações de Nenê, que viverá seus últimos meses como jogador do Vasco - ele renovou com o clube até o fim do Campeonato Carioca. O meia-atacante de 41 anos é próximo da garotada e tem Figueiredo como um dos parceiros no dia a dia.
Para se confirmar em 2023, Figueiredo manteve a pegada física durante as férias. Seguiu com os exercícios e se apresentou em forma para começar a preparação com o prestígio do novo comandante.
Fonte: geMais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...'
- 5 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 4 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 Cenas de Vegetti indignado no banco de reservas viralizam
- 9 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 1 Com decisão do Pedrinho, Rafael Paiva não é mais técnico do Vasco
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'