Fifa pode impedir transferência de Romário para o Necaxa
O sonho do Necaxa-MEX em contar com o atacante Romário para a próxima fase da Libertadores pode ser encerrado pela Fifa. Em seu estatuto, a entidade proíbe a transferência de um atleta para três equipes no período de um ano, que vai de julho a junho.
No início desta temporada, o Vasco teve de recorrer à entidade máxima do futebol para conseguir uma liberação especial para que o próprio atacante, que já havia atuado pelo Miami FC, dos Estados Unidos, e Adelaide United, da Austrália, pudesse participar de jogos oficiais.
Na ocasião, o clube carioca recorreu aos serviços do advogado Marcos Mota, especialista em direito esportivo, e obteve sucesso. Desta vez, no entanto, o profissional não acredita que a Fifa autorize a nova negociação.
\"Tecnicamente dizendo, ele não pode se transferir. Se ele atuasse por um outro clube, seria o quarto no período de um ano, o que eu duvido e muito que a Fifa permita\", indicou.
De acordo com as normas da entidade, o atacante não poderia sequer defender uma outra equipe brasileira. \"A decisão da Fifa que conseguimos em fevereiro é categórica de que o Romário estaria liberado para atuar pelo Vasco. Eles inclusive citam a liberação dada pela CBF\", afirmou Mota.
A única alternativa para Romário seria assinar um acordo para defender o Necaxa-MEX a partir do segundo semestre. \"Ele pode assinar um pré-contrato se estiver nos últimos seis meses de contrato com o Vasco\", disse.
Apesar da impossibilidade da negociação, o advogado ressaltou que a Fifa já está revendo seu estatuto para permitir transações futuras, dada a diferença entre os calendários brasileiro e europeu.
\"Queria até revelar isso em primeira mão. A Fifa já está pensando em fazer uma alteração nessa questão das transferências porque eles perceberam que essa é uma lei que está fadada a ser morta. Eles têm recebido muitos pedidos nesse sentido\", revelou.