Futebol

FIFA não reconhecerá os mil gols contados por Romário

A notícia de que Romário está a dois gols do milésimo foi parar no site da Fifa. A entidade reproduziu ontem texto sobre o jogador, feito por uma agência de notícias depois da partida em que o Vasco goleou o Boavista por 6 a 2, quando Romário marcou três vezes e chegou a 998 gols. Mas a entidade garantiu que não irá de forma alguma reconhecer que o Baixinho tenha marcado mil vezes. E não apenas porque os números são baseados em uma contabilidade particular feita pelo artilheiro.

\"Não mantemos uma conta dos gols marcados por nenhum jogador\", afirmou um porta-voz da Fifa, em declaração à agência DPA. \"A Fifa apenas mantém o registro de gols de um jogador em competições organizadas por ela.\"\" Ou seja, a entidade só divulga o número de gols marcados por um jogador em uma Copa do Mundo ou Mundial de Clubes.

No entanto, para jornalistas em Zurique que acompanham a Fifa há vinte anos, a publicação da matéria sobre Romário no site seria um reconhecimento ao jogador por sua carreira e por seu desempenho em Copas. O atacante do Vasco teve participação destacada no Mundial de 1994, nos EUA, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato.

Na Europa, os gols de Romário também chamam a atenção da imprensa. Embora alguns alertem para o fato de que o Baixinho é tão criativo dentro de campo com a bola como fora dos gramados ao fazer contas, jornais de praticamente todos os países do continente já apontam que o milésimo gol está próximo. Para alguns, a busca pela marca se tornou uma obsessão para o Romário. Já outros consideram que o jogador fará parte em breve do verdadeiro \"Dream Team\" do futebol mundial.

Fonte: Blog de Juca Kfouri