Futebol

Ficha técnica: Vasco 0 x 2 Americano

A torcida abraçou a ideia de reconduzir o Vasco para a elite do futebol nacional. Porém, o time mostrou que tem muito a percorrer e, com uma atuação ruim, foi derrotado por 2 a 0 para o Americano, neste sábado, em São Januário, na sua estreia do Campeonato Estadual do Rio. Éberson foi o destaque ao marcar os dois gols da equipe de Campos. A partida também ficou marcada por uma confusão na parte destinada aos sócios do clube. Porém, os \"brigões\" foram repreendidos.

\"Perdemos. Claro que está no início da temporada, mas não podemos pensar assim. Hoje (sábado) faltou muito. Houve desentrosamento, foi uma dificuldade grande, mas o importante é que ninguém se omitiu\", salientou Carlos Alberto.

Pela segunda rodada do grupo A da Taça Guanabara, o Vasco encara o Tigres, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Los Larios. No mesmo horário, mas um dia antes, o Americano tem compromisso contra o Duque de Caxias, em Campos.

A partida começou truncada e poucas chances eram criadas. Apesar do maior domínio territorial, o Vasco custava a armar jogadas ofensivas que ameaçavam o gol defendido por Jéferson. A primeira chance cruzmaltina de relevância aconteceu aos 19 minutos, quando Jeferson mandou por cima depois de passe do zagueiro Fernando.

Porém, o antes adormecido Americano desperdiçou a melhor oportunidade até então nos pés de Éberson, aos 21, que acertou a trave de Tiago. Antes disso, o goleiro já tinha feito defesa importante em arremate de Kim. Nesta altura, o time de Campos ameaçava um domínio no confronto.

O indício se mostrou verdadeiro aos 34. Depois de cruzamento da esquerda, Éberson abriu o placar. Logo depois, Pimpão perdeu uma chance incrível. Após essa jogada, a torcida, que compareceu em bom número, já ensaiava as primeiras vaias para o time da casa, que não conseguiu vazar o inimigo na etapa inicial.

O domínio no primeiro tempo do Americano teve sequência na etapa final. Logo aos três, Kieza perdeu grande chance de frente para o goleiro Tiago, que defendeu. O nervosismo do Vasco era evidente e a torcida não se mostrava tão otimista.

Com a inoperância dos laterais, sobrava para Carlos Alberto construir todas as jogadas ofensivas da equipe da casa. Aos 13, apagado até então, Jeferson quase igualou o marcador. Seu \"xará\" salvou a pátria visitante.

Apesar das alterações feitas pelo técnico Dorival Júnior, o Vasco mostrava extrema incompetência nas articulações das jogadas e deixava buracos em sua defesa. Numa delas, aos 31, Éberson driblou o goleiro Tiago e empurrou para o gol vazio. Mais lúcido da equipe, Carlos Alberto fez tudo certo, mas o zagueiro tirou em cima da linha aos 35, naquela que seria a última oportunidade relevante do encontro.

VASCO 0 x 2 AMERICANO

Vasco
Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima (Nilton), Alex Teixeira (Faioli) e Jeferson ; Carlos Alberto e Pimpão (Carlos Antonio)
Técnico: Dorival Júnior

Americano
Jéferson, Élson, Carlão e Anderson; Gil, Siller (Renan), Kim, Éberson (Cafezinho) e Ernani; Kieza e Diego (Paulo Henrique)
Técnico: Paulo Marcos

Data: 24/01/2009 (sábado)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: Jorge Luis Campos Roxo e Ivan Silva Araújo
Cartões amarelos: Titi, Paulo Sérgio e Carlos Alberto (Vasco); Éberson, Siller, Kim e Ernani (Americano)
Gols: Éberson, aos 35min do primeiro tempo. Éberson, aos 31 min do segundo tempo.

Fonte: UOL Esporte