Festa da final do Carioca é cancelada. Veja os motivos!
Tumultuado até o apito final, o Campeonato Carioca se encerrou no último domingo manchado por polêmicas. Tanta confusão fez até mesmo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) cancelar a tradicional festa de premiação do torneio realizada depois da final – às segundas, após a decisão do título.
Sem esconder a insatisfação com as seguidas discussões, a entidade decidiu não realizar o evento após brigas nos bastidores com Flamengo, Vasco e Fluminense.
Os debates começaram antes mesmo de a bola rolar. Apesar de aprovarem por unanimidade a fórmula de disputa um ano antes, as diretorias dos três clubes reclamavam publicamente da quantidade de jogos contra os pequenos que representavam enorme prejuízo financeiro e técnico. A Ferj se defendia e argumentava que o regulamente havia sido votado e aprovado por times e TV Globo.
Na sequência, ainda na primeira fase, o Vasco esbravejou por ter um gol legal anulado no clássico contra o Flamengo – Douglas cobrou falta e o árbitro auxiliar Rodrigo Castanheira não viu a bola entrar por 33cm. A diretoria reclamou e o Cruzmaltino soltou até nota cobrando uma posição da Federação.
Poucas semanas depois, o estopim. Às vésperas da eleição na Federação que reelegeu o presidente Rubens Lopes para mais um mandato de quatro anos, Flamengo, Fluminense e Vasco se juntaram para soltar um manifesto cobrando melhorias no futebol carioca e afirmando não concordarem com a manutenção do mandatário no cargo.
O clima azedou de vez e a Ferj decidiu cancelar a festa por não ver clima para confraternização, independente de quem fosse o campeão. E assim foi feito.
Festa fechada para os melhores
Procurada para comentar o assunto, a Federação reconheceu que o desgaste nos bastidores mudou a programação inicial. A entidade informou ainda que o dinheiro que seria gasto na festa – pouco mais de R$ 300 mil – será utilizado na realização de debates para "melhorar o evento e evitar reclamações futuras".
A ideia é que os fóruns com a presença de dirigentes ocorram de agosto a novembro, quando então seria formulada uma carta de intenções para ser levada ao arbitral dos próximos campeonatos.
A Ferj ainda ressaltou que, por ser algo previsto em regulamento, a premiação aos destaques do torneio irá ocorrer, mas em um evento fechado na sede da entidade.
Artilheiro, goleiro menos vazado e integrantes da seleção do torneio receberão homenagens em uma celebração reservada, sem o registro da imprensa e presença de torcida.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 3 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 8 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 0 Base: Vasco enfrenta Fluminense hoje (24) na semifinal da Taça Rio