Futebol

Fernando quer todos remando na mesma direção para o Vasco dar o "sprint" fin

Há duas rodadas, o zagueiro Fernando assumiu novamente a condição de titular da defesa vascaína. Animado com seu bom momento e com a goleada sobre o Vila Nova por 4 a 1, terça-feira, em São Januário, o jogador disse que está ansioso para o Vasco dar o \"sprint\" final na Série B e garantir a vaga na elite. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, ele comentou sobre a relação instável do time e deu conselhos aos jogadores que estão sendo mais perseguidos.

Fernando acredita que o Vasco encontrará dificuldades nas próximas rodadas, quando enfrenta três times nordestinos que estão na parte de baixo da tabela (ABC, Bahia e Fortaleza). O zagueiro considera que o fato de a partida contra o Bahia ser realizada no Maracanã pode diminuir a pressão em cima da equipe adversária.

GLOBOESPORTE.COM: A goleada sobre o Vila Nova deu mais tranquilidade ao time. Como analisa este momento da equipe, que coincide com seu retorno ao time titular (nas últimas duas partidas)?

Fernando: Espero que este seja um bom momento não só para mim como também para todo o time. Temos que dar o \"sprint\" final.

Quando chegou ao clube, você teve que superar a desconfiança da torcida porque ainda tinha a imagem ligada ao Flamengo. Que conselho poderia dar aos jogadores que estão sendo perseguidos pelos torcedores, como Pará e Amaral?

- O jogador tem que ter coragem. A torcida precisa voltar a fazer o que estava fazendo e apoiar mais o time. Sabemos que é uma parte pequena, principalmente o pessoal que fica na social. Seria melhor esperar acabar o jogos. Ouvir vaia é muito difícil. Eu já fui muito vaiado e sei como isso incomoda. Estes jogadores têm que superar isso também.

Daqui quantas rodadas o Vasco estará garantido na elite? Dá para fazer uma aposta?

- Não sei. As pessoas que fazem estas projeções falam em 64, 67 pontos... Eu não tenho certeza. Vamos ter que ver o que acontece depois das próximas três rodadas e analisar. Independentemente disso temos que nos preocupar em fazer bons jogos, mostrar força de reação. A vitória contra o Vila Nova foi importante para isto também.

O que está prevendo para esta série de três jogos contra times nordestinos (ABC, Bahia e Fortaleza) que estão na parte de baixo da tabela?

- Será uma série difícil. As viagens são longas e jogaremos em campos que não são dos melhores. Estes times querem melhorar na tabela e nós queremos manter nossa condição de líderes. Temos que ir para cima e tentar decidir.

A partida contra o Bahia está confirmada para o Maracanã. É uma boa notícia?

- Ainda não estava sabendo disso, mas jogar no Maracanã não tem tanto a pressão da torcida em cima do adversário. Não tem aquela pressão da chegada do ônibus ao estádio. Contra o Ipatinga, tinha o apelo de ser o aniversário do clube, e contra o Guarani o fato de ser o jogo contra o segundo colocado. Agora não sei como vai ser porque tivemos esse problema com parte da torcida. Temos que remar sempre juntos.

Fonte: ge