Futebol

Fernando não se abala: "Vou conquistar a torcida no campo"

O zagueiro Fernando é o nome mais conhecido dentre os reforços apresentados pelo Vasco nesta quinta-feira, em São Januário. Com uma passagem marcante pelo arqui-rival Flamengo, o jogador afirmou que o seu ex-clube faz parte do passado e disse que vai ganhar a confiança dos torcedores cruzmaltinos no campo.

Na coletiva, Fernando disse que vai sentir a pressão e brincou com o fato de ter sido hostilizado durante o confronto do Vasco contra o Palmeiras, na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. O presidente Roberto Dinamite, para acabar com as peguntas sobre o passado rubro-negro do zagueiro, lembrou que Romário, Edmundo, Bebeto e Tita já atuaram nas duas equipes e não tiveram nenhum problema.

GLOBOESPORTE.COM: Como você vê essa sua chegada ao Vasco e a desconfiança da torcida?

FERNANDO: Todo início de um trabalho é um desafio. E cada início, o desafio aumenta. Todo mundo que está chegando tem uma desconfiança, e cabe a mim mudar qualquer incerteza e qualquer desconfiança que exista sobre mim e sobre o Vasco. Eu joguei no Flamengo, mas não vim do Flamengo para o Vasco. Eu estava na Alemanha.

A torcida o xingou na partida da última quarta-feira, contra o Palmeiras, pela Sul-Americana. Como você vê essa situação?

Fui lembrado de uma forma ruim, mas fui lembrado. De uma certa forma, eles sabem o que eu fiz em outra equipe. É só mostrar o que eu sei fazer em campo. Tenho um grande respeito pelo Vasco. Estou na minha casa, estou no Rio de Janeiro. Chegaram amigos comigo e a torcida, a gente vai conquistar dentro do campo.

Você está pronto para jogar com a camisa do Vasco? Como está a parte física?

Estava sem jogar, mas a parte física eu continuei fazendo. Vinha treinando cinco vezes por semana, preciso treinar um pouquinho mais.

Você alguma vez disse que não atuaria nunca com a camisa do Vasco? Isso é verdade?

Eu joguei muito tempo lá e, se disse isso, não me recordo. E se disse, já passou. Se falei, foi por imaturidade. Nenhum profissional pode dizer isso para nenhuma empresa. Vim com uma responsabilidade boa e a motivação é grande. Quanto antes eu puder jogar no Vasco, melhor ainda.

O Vasco tem uma das piores defesas do campeonato. Você está preparado para assumir essa responsabilidade?

Em primeiro lugar, se me foi dada essa responsabilidade, eu não vou fugir. Tenho rodagem para assumir. Quem me conhece, sabe o que eu posso fazer em relação a jogar futebol, em colocar a rapaziada para cima. Foi como o presidente disse, o Vasco pode ter a pior defesa, mas tem um dos melhores ataques. Temos que achar esse equilíbrio.

O Fábio Luciano chegou ao Flamengo e resolveu o problema da defesa. Você acha que pode funcionar para o Vasco como o ele serviu na Gávea?

Espero até ser melhor. Não lembro o retrospecto do que a imprensa disse dele quando ele chegou. Estou ciente do que acontece no Vasco. Encontrei amigos aqui. Não tem lugar melhor no Brasil para voltar a jogar do que aqui no Vasco. Quero fazer o meu trabalho e tentar construir a melhor história possível aqui no Vasco.

Fonte: ge