Futebol

Fernando, ex-zagueiro do Vasco, opina sobre defesa ideal dentro de campo

Fernando, ex-zagueiro do Vasco, concedeu entrevista ao canal ‘Atenção, vascaínos’ na noite desta quinta-feira (29). O ex-jogador comentou sobre como deve ser o posicionamento dos jogadores da defesa para obtenção de bons resultados durante as cobranças de escanteio.

“Tudo isso tem muito a ver com organização defensiva, no qual com certeza o Lisca deve fazer muito bem, e também pelas características dos atletas. Tem algumas coisas que são importantes, no meu entendimento, que nos últimos anos eu tenho visto e não sou muito fã disso, principalmente você abrir espaço entre a linha de marcação e o goleiro. As linhas de zaga estão costumando, com alguns treinadores, adiantar o máximo possível, abrindo um espaço entre o goleiro e essa linha de marcação, e eu sou totalmente contrário a esse tipo de marcação, porque me obriga como defensor a correr de encontro com o meu gol, e qualquer deslize, qualquer bola mal cabeceada, eu já sou um defensor com o risco de fazer gol contra, além de ter uma dificuldade enorme de tirar essa bola. Eu acredito na outra linha de marcação, que é aquela linha que você se aproxima muito mais da diminuição de espaço entre goleiro e a linha de zaga, dificultando o cobrador dessa falta lateral de ter uma colocação de bola entre o goleiro e a linha de defesa, evitando proporcionar aos atacantes a movimentação e o tempo de alcance da bola.”

O ex-zagueiro ainda relembrou sua época de jogador. Ele comenta que, naquele tempo, havia um homem na pequena área, além de três marcadores um passo a frente da pequena área. Ele ainda destacou que os demais jogadores faziam a marcação dos atacantes. Dessa forma, ele acredita que havia uma maior proteção ao gol.

Apesar das dicas, Fernando declarou que é preciso respeitar a forma de jogo dos atletas da atualidade e reforçou que é necessário que eles tenham muito treino, dedicação, empenho e disciplina para alcançar os bons resultados dentro de campo.

Fonte: SUPERVASCO.COM