Futebol

Fernando Diniz será o treinador do Vasco em 2026

Fernando Diniz será o treinador do Vasco em 2026. O técnico tem total respaldo da direção de Pedrinho para seguir o trabalho. Contratado em maio para livrar a equipe do rebaixamento e brigar por algum título nas copas, o trabalho segue bem avaliado, após a campanha do 14º lugar no Brasileirão, o vice na Copa do Brasil e a eliminação precoce na Sul-Americana.

A demissão de Diniz não foi debatida em nenhum momento da temporada de 2025. Houve cobrança por parte da direção na reta final do Brasileirão, mas a principal bronca do comando do futebol era com os jogadores na sequência de derrotas nas rodadas finais. A avaliação do trabalho do técnico é positiva, no sentido de que o clube chegou até a final da Copa do Brasil depois de 14 anos e tem margem de evolução no Brasileirão em 2026.

O principal objetivo do Vasco é fazer um Brasileirão mais equilibrado no ano que vem. Em 2025, depois de chegar aos 42 pontos na 30ª rodada e sonhar com uma vaga na Libertadores, o time despencou na tabela e terminou a competição em 14ª com apenas 45 pontos.

No ano que vem, o Brasileirão começará no fim de janeiro, o que também foi um fator analisado para não ter nenhuma chance de troca no comando técnico para 2026.

Diniz é parte fundamental do projeto do Vasco para o ano que vem. O treinador foi determinante no último mercado de transferências vascaíno, no qual ele atuou na avaliação de reforços e também no convencimento de alguns atletas, como Robert Renan, Thiago Mendes e Andrés Gómez.

Missão de longevidade

Nos últimos 15 anos, poucos técnicos conseguiram resistir ao fim de uma temporada no Vasco. O clube precisou, na maior parte deste período, ir atrás de um treinador no fim do ano, como em 2024, em que Rafael Paiva foi demitido nas rodadas finais do Brasileirão, e a direção passou um mês na busca por um comandante. Fábio Carille foi o escolhido, mas não resistiu até o fim de abril e foi demitido.

Ramón Díaz, de 2023 para 2024, Alberto Valentim, de 2017 para 2018, Zé Ricardo, de 2016 para 2017, Jorginho, de 2015 para 2016, e Cristóvão Borges, de 2011 para 2012, foram os técnicos mantidos de um ano para o outro no período.

O último técnico que foi mantido no Vasco após o fim de um Brasileirão e começou a outra edição da competição no mesmo cargo foi Ramón Díaz, depois da permanência em 2023 na Série A. O argentino, no entanto, saiu do clube em uma despedida polêmica após a goleada sofrida para o Criciúma no início da competição. Ele durou 10 meses no cargo e foi o último técnico que teve certa longevidade.

Diniz chegará a oito meses de trabalho no clube em janeiro, mês em que já terá compromissos pelo Carioca e pelo Brasileirão. Ele tem a missão de iniciar uma temporada completa em São Januário e ter mais longevidade que seus antecessores.

Treinadores do Vasco na Era SAF

  • Fernando Diniz (oito meses): chegou em maio de 2025;
  • Fábio Carille (quatro meses): chegou em dezembro de 2024 e demitido no fim de abril de 2025;
  • Rafael Paiva (cinco meses): chegou em junho de 2024 e demitido em novembro de 2024
  • Álvaro Pacheco (um mês): chegou em maio de 2024 e demitido em junho de 2024
  • Ramón Díaz (10 meses): chegou em julho de 2023 e saiu em abril de 2024
  • Maurício Barbieri (sete meses): chegou em dezembro de 2022 e demitido em junho de 2023

Fonte: ge