Ferj pede investigação da Justiça após ser acusada de manipulação
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) enviou nesta sexta-feira solicitação ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, para instauração de inquérito que investigue as denúncias de manipulação de resultados no Campeonato Carioca.
A Rede Record veiculou na noite de quinta-feira reportagem em que dois ex-árbitros do quadro da entidade revelam suposto esquema de fabricação de resultados. A manipulação aconteceria desde 2006 nas três divisões do Carioca.
Em ofício enviado à Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, a Ferj considerou as denúncias \"absurdas, graves, levianas e maledicentes.\" Segundo o documento, \"as falsas declarações e informações (...) causaram seríssimos danos\" à entidade.
De acordo com a reportagem, a Ferj determinava aos árbitros a manipulação de determinadas partidas - seja para beneficiar aliados ou prejudicar clubes de oposição. Nesta temporada, o América-RJ teria sido rebaixado para a Segundona do Estadual por conta do esquema.
- Todos os árbitros sabem que tem esquema. Hipocrisia é falar que não tem. Tem. Na Ferj, tem esquema para subir, para descer, para ganhar campeonato e tudo - disse um dos ex-árbitros, que garante ter manipulado sete partidas de 2006 a 2010.
Os quatro grandes clubes do Rio - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - também seriam beneficiados para que passassem pelas fases de grupos do Carioca. A participação no esquema era recompensada aos árbitros com a indicação para o quadro da CBF.