Futebol

Feminino: Vasco é um dos maiores vencedores do Carioca

O Campeonato Carioca Feminino começa a ser disputado neste sábado (02), com a disputa da Taça Guanabara. Às 15h (de Brasília), seis equipes entram em campo em diferentes regiões do Rio de Janeiro. A competição terá 11 rodadas. O time que terminar na liderança vence o torneio.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

As quatro melhores equipes avançam para as semifinais do Carioca, que vão contar com partidas de ida e volta. A decisão seguirá o mesmo formato. Na última edição, o Botafogo foi o campeão estadual. O Fluminense ficou com o vice-campeonato nas duas temporadas.

Nesta edição, o campeonato contará com 12 equipes. São elas: Fluminense, Portuguesa, Cabofriense, Barcelona, Bangu, Boavista, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Vasco, Serra Macaense e Pérolas Negras.

Atual campeão, o Botafogo fará um dos jogos de abertura e estreia diante do Barcelona no Caio Martins. No mesmo dia, o Vasco enfrentará a Cabofriense, no Artsul, e o Flamengo terá pela frente o Duque de Caxias, no CEFAN. Os três jogos estão marcados para as 15h (de Brasília). 

Vasco, Radar e Flamengo são os maiores vencedores da competição, com oito, seis e cinco títulos, respectivamente. Campeão em 2011, o Duque de Caxias é o maior vice, com seis ao todo. Desde 2006, o time da Baixada Fluminense acumula 10 participações no torneio e, recentemente, chegou à final da Taça Unifoot, projeto que envolveu a união dos clubes de futebol feminino do Rio de Janeiro.

O Pérolas Negras chega para a disputa do Campeonato Carioca 2021, após ter terminado em sexto lugar na tabela de classificação da última edição do Estadual. A equipe se prepara para participar do torneio pela segunda vez na história e faz parte de um projeto criado pelo Viva Rio, formado por refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Serra Macaense é a grande novidade do campeonato. A equipe fará sua primeira participação no Carioca de 2021. Houve uma avaliação técnica para formação dos elencos de base e profissional, com participação de 133 jogadoras.

Veja a tabela completa:

Foto: Divulgação/FERJ

Fonte: ge