Futebol

Feminino: Vasco dispensa jogadoras da base

Depois de demitir a comissão técnica, o Vasco dispensou, nesta quinta-feira, as jogadoras da base do futebol feminino. O comunicado foi feito através de uma reunião virtual. No momento, o clube deve manter apenas o time adulto.

A maioria das atletas dispensadas não tinha vínculo contratual, mas outro tipo de acordo para jogar no clube. No elenco do ano passado, havia apenas duas jogadoras com contrato no regime CLT. Grande parte tinha contrato de formação, que pode ser feito com atletas menores de 20 anos.

O ge explicou como está a situação da categoria, que estreia no dia 5 de março e ainda não se reapresentou para a temporada. A informação da dispensa foi publicada inicialmente pelo perfil "Vasco Feminino" e confirmada pela reportagem.

A discussão sobre a manutenção da base já existia. No ano passado, o Vasco tinha times sub-17 e sub-20. Para participar de competições sul-americanas, segundo regulamento da Conmebol, os clubes precisam ter pelo menos um time de base além do profissional. Mas nesta temporada a equipe masculina tem apenas torneios regionais e nacionais no calendário.

Uma das linhas de planejamento trabalhadas pelo Vasco era a de contratar apenas jogadoras do Rio de Janeiro, que estivessem livres no mercado. Isso ajudaria a desafogar o orçamento, apesar de prejudicar a competitividade de um time que precisa sair da terceira divisão nacional.

Desde o fim da Série A2 no ano passado, mais de 20 jogadoras já haviam deixado o Vasco e nenhuma foi contratada até o momento.

O Vasco prevê a reapresentação das Meninas da Colina após o Carnaval. O trabalho é para que a comissão técnica tenha um time-base para trabalhar já neste retorno. O planejamento visa prioritariamente a Série A3 do Brasileirão, com o objetivo de voltar à Segunda Divisão e depois chegar à elite.

Fonte: ge