Futebol

Feminino: Meninas da Colina participam de atividades nutricional

Para corrigir as possíveis inadequações dietéticas e promover esclarecimentos quanto ao papel da nutrição no rendimento esportivo, o desenvolvimento de programas de educação nutricional é de suma importância.  Por isso, a nutricionista do Vasco, Samara Viana explicou a atividade realizada com as Meninas da Colina, em São Januário, na tarde da última segunda-feira (22/02).

– Uma das práticas com resultado em evidência seria avaliação do comportamento alimentar diariamente garantindo credibilidade e confiança do atleta em relatar seu consumo habitual. Outras práticas seriam palestras e dinâmicas. Ontem foi realizada uma dinâmica de grupo, o recordatório alimentar de 24h, com troca de papéis entre as atletas. Diante dessa prática, cada atleta recebeu registro alimentar de um dia anterior de outra atleta e leu em voz alta para discussão do grupo sobre os alimentos presentes, quantidades de refeições e grupos alimentares- descreveu Samara, que logo em seguida contou o objetivo da atividade.

– É identificar se há uma dieta desequilibrada, permitindo a visualização de excessos ou falta de alimentos, bem como a correção de erros para atingir o objetivo individualizado. Contudo, foi orientado manter honestidade para uma busca constante de uma alimentação mais saudável, garantindo um bom desempenho no futebol- relatou a nutricionista do Futebol Feminino.

Gabrielle Nascimento, de 20 anos, foi uma das atletas que mais se destacou na atividade proposta por Samara. A mineira garante que após tomar a decisão de cuidar da saúde, ela obteve melhores resultados. Logo, a reeducação alimentar impactou a qualidade dos treinos e jogos da futebolista. Gabrielle fala sobre o processo de mudança de hábitos.

– Eu me preocupo muito com a minha alimentação. Vai fazer um ano que decidi fazer a reeducação alimentar e melhorei bastante o meu desempenho físico. Comecei dividir corretamente a quantidade de carboidratos, proteínas etc. Eu tive resultados visíveis no meu corpo com músculos que começaram a aparecer, minha respiração melhorou muito, o bem-estar em geral e meu desempenho. Agora com as informações corretas, vejo que minha vida ficou bem melhor. Achei bacana a atividade que a Samara fez com a gente. É importante que todas as meninas sigam as orientações da nutricionista para o time alcançar um rendimento mais positivo. Nós temos que assumir o nosso papel de atleta, porque nos cuidar faz parte do nosso trabalho.

Fonte: Site oficial do Vasco