Futebol

Feminino Base: Brasileirão Sub-18 se inicia nesta terça (26)

A segunda edição do Campeonato Brasileiro Sub-18 – válida pelo ano de 2020 – começa nesta terça-feira (26), com 24 equipes participantes e, inicialmente, divididas em seis grupos com quatro times.

O atual campeão é o Internacional, que também estará presente nessa edição e vai em busca do bicampeonato. Clubes de expressão nas competições masculinas que estiveram na competição em 2019, como Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Vasco, Santos, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Bahia, Vitória e Botafogo também estarão presentes.

Sempre na briga pelos títulos das competições femininas, a Ferroviária também volta para a competição, assim como Kindermann, Iranduba, Minas Brasília, Foz e São Francisco. Toledo-Coritiba, Grêmio, Sport, Fortaleza, Goiás e Ceará são os estreantes no Brasileiro Sub-18.

 

O Brasileirão terá quatro fases: na primeira – entre os dias 26/1 e 6/2, em Sorocaba-SP –, as 24 equipes participantes serão dispostas em seis grupos e cada uma disputa seis jogos, com turno e returno. Os primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores segundos avançam para a próxima fase, totalizando oito equipes.

Na segunda fase, disputada em Criciúma-SC – entre os dias 9/2 e e 13/2 – as oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos. Elas se enfrentam entre si, em turno único, e as duas melhores de cada grupo avançam para a semifinal. A partir daí, para as semifinais e final, jogos de ida e volta, já nos domínios dos clubes classificados. O torneio tem previsão de encerramento no dia 21/03.

De acordo com o regulamento da competição, os clubes têm direito a cobertura financeira sobre despesas de transporte (para até 23 pessoas por delegação), alimentação, hospedagem, arbitragem, cobertura de operação das partidas e testes de Covid-19. Cada partida terá duração de 80 minutos – dois tempos de 40 – e direito a seis substituições, com no máximo três paradas. Cada equipe deve ter no máximo 23 atletas, nascidas entre 2002 e 2007.

Confira os grupos:

Grupo A: Internacional, Palmeiras, Bahia e Toledo-Coritiba.

Grupo B: São Paulo, Corinthians, Grêmio e Fluminense.

Grupo C: Santos, Vitória-BA, Atlético-MG e Sport.

Grupo D: Iranduba-AM, Avaí-Kindermann, São Francisco-BA e Foz Cataratas-PR.

Grupo E: Flamengo, Fortaleza, Goiás e Botafogo.

Grupo F: Vasco da Gama, Ceará, Ferroviária-SP e Minas Brasília-DF.

Jogos desta terça-feira, 26:

Grupo A
Internacional x Palmeiras - 8h
Bahia x Toledo-Coritiba - 8h

Grupo B
São Paulo x Corinthians - 10h30
Grêmio x Fluminense - 10h30

Grupo C
Santos x Vitória - 15h30
Atlético-MG x Sport - 15h30

Fonte: ge