Futebol

Feliz no Vasco, "Mineirinho" Éder Luis quer ficar até o fim do contrato

Assim como o dito popular “Mineiro come quieto”, Eder Luis, sem fazer alarde, tem feito gols importantes e já se tornou o artilheiro do Vasco no Campeonato Brasileiro.

O jeito pacato, roceiro, como ele mesmo costuma falar, tem conquistado o torcedor, antes acostumado com atacantes que não mediam palavras, como Romário e Edmundo. Sem fazer comparações, o camisa 7 espera seguir balançando a rede, mas sem promessas... Émelhor os vascaínos se acostumarem com o artilheiro mineirinho...

– Não faço promessas. Prefiro ficar quietinho mesmo e fazer meus gols, uai. A torcida logo vai ficar acostumada com o jeito do mineirinho, que come quieto – disse o atacante vascaíno, aos risos.

Com seis gols marcados, Eder Luis é artilheiro do Vasco no Campeonato Brasileiro. Além disso, do atual elenco, ao lado de Nilton, o atacante é quem mais fez gols na temporada.

A artilharia surpreende até o próprio jogador, antes mais acostumado a servir do que a fazer gols. Eder, porém, diz que adquiriu a frieza necessária para chegar na frente do goleiro e marcar.

– Antes, eu não finalizava bem.

Jogava mais pelos lados. Agora, quando fico cara a cara com o goleiro, tenho a tranquilidade para fazer meus gols – destacou o camisa 7.

Eder Luis nunca chegou a ser artilheiro de uma competição e sabe que alcançar Jonas, do Grêmio, que já marcou 14 gols no Brasileiro, será muito difícil. Mas, dá um aviso: – Vou beliscando meus golzinhos e, quietinho, como bom mineiro, posso chegar. Quem sabe?

Eder quer ficar até o fim

As boas atuações de Eder Luis pelo Vasco têm despertado o interesse de clubes do exterior. Nas últimas semanas, os agentes dele receberam algumas sondagens, mas o atacante diz que não pensa em sair e quer cumprir seu contrato até o fim.

– Estou muito feliz aqui e não tenho motivos para sair. É algo normal. Quando o jogador se destaca, recebe propostas. Mas estou com a cabeça no Vasco e não é o momento de voltar para o futebol europeu – afirmou Eder Luis, que pertence ao Benfica (POR) e tem vínculo com o Vasco até julho de 2011.

A identificação com o Vasco, apesar de pouco tempo no clube, já é grande. O atacante evita fazer planos para o futuro, mas ficaria feliz com um possível interesse na renovação de seu contrato: – Se o Vasco quiser falar com o Benfica para renovar, ficarei muito feliz. Tudo tem a sua hora. O certo é que ficarei até o fim do contrato.

Bate-bola com Eder Luis

Você já teve uma fase goleadora como essa?
Pelo Atlético Mineiro. Fiz alguns gols em jogos seguidos, mas não como agora. Atualmente estou mais confiante para fazer gols, isso tem ajudado bastante.

Com a boa fase, PC Gusmão até já pediu sua convocação para a Seleção. O que acha disso?
Fico muito feliz. Mostra que ele tem muita confiança no meu futebol. Assim como todo jogador, sonho em vestir a camisa da Seleção. Se eu continuar jogando bem, posso ter uma chance.

Assim que você acertou, chegou a ficar no banco. Além disso, não foi apresentado com o mesmo status de Felipe e Zé Roberto, por exemplo. Isso o chateou?
Sinceramente, não. Foi até bom, pois consegui trabalhar com mais tranquilidade. Quanto a ficar no banco, no meu contrato não tinha nada dizendo que eu teria de ser titular.

Além do Vasco, Flamengo e Grêmio também demonstraram interesse na sua contratação. Acertou na escolha?
Com certeza. Soube do interesse desses dois clubes, mas optei pelo projeto do Vasco. A escolha foi acertada. Estou muito feliz.

Quer mandar algum recado para a torcida?
Prefiro não mandar recado. Nem prometer nada. Vou continuar quietinho, buscando jogar bem para fazer meus gols.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance