Futebol

Felipe e Juninho jogaram juntos poucas partidas nesta temporada

Felipe e Juninho Pernambucano juntos. Uma combinação que só deu certo no Vasco campeão entre o fim dos anos 90 e o começo deste século. Este ano, com a chegada do Reizinho, logo após a conquista da Copa do Brasil, a expectativa criada em cima da reedição da dupla não funcionou – pelo menos por enquanto. Idade avançada e seguidas lesões impediram os meias de estarem lado a lado no aguardado segundo semestre.

Os números mostram o quanto a dupla esteve abaixo do esperado. Juninho foi apresentado antes do empate em São Januário contra o Figueirense, dia 11 de junho. Mas sua estreia aconteceu apenas contra o Corinthians, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco perdeu, o craque deixou sua marca, cobrando falta, e a cena com os dois em campo se repetiria poucas vezes depois.

Desde então, o time cruzmaltino entrou em campo em mais 25 oportunidades – 22 pelo Brasileiro e o restante pela Copa Sul-Americana. E ambos atuaram juntos apenas em seis partidas – sendo uma delas com Juninho substituindo Márcio Careca no intervalo. Ou seja: Ricardo Gomes e Cristóvão Borges escalaram os dois de início somente cinco vezes.

Traduzindo: Felipe e Juninho começaram jogando em 19,2% das partidas. Antes de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, na última rodada do Brasileiro, contra o Flamengo, Gomes havia declarado que seria difícil escalar os dois juntos. A prática se repetiu. Mas veio o compromisso contra o Palmeiras, no dia 14 de agosto. Felipe deixou o campo queixando-se de dores no joelho direito. Foi a última vez que os dois foram vistos lado a lado.

Na semana seguinte, Felipe foi submetido a uma astroscopia. Votou somente na derrota de 3 a 0 para o Internacional. Neste período, Juninho já estava fora de combate em razão de um estiramento na panturrilha esquerda. Os dois jogariam domingo, contra o Bahia, em Pituaçu, não fosse Juninho sentir, desta vez, um incômodo na outra batata da perna.

Como são grandes as chances de o Reizinho enfrentar o Aurora, quarta-feira, pela Sul-Americana, talvez a o torcedor volte a matar saudade dos heróis de conquistas importantes como a Libertadores e os Brasileiros de 97 e 2000.

Confira os jogos em que Felipe e Juninho atuaram juntos

Corinthians 2 x 1 Vasco (6 julho)
Vasco 2 x 0 Internacional (9 julho)
Vasco 2 x 1 Atlético-PR (17 julho)
Vasco 1 x 1 Bahia (28 julho)
*Vasco 0 x 4 Botafogo (7 agosto)
Vasco 1 x 0 Palmeiras (14 agosto)

*Juninho entrou no lugar de Márcio Careca

Fonte: iG Esportes