Futebol

Federações aguardam CBF para mudar datas dos estaduais

Por causa da Copa do Mundo, o calendário brasileiro vai ficar mais apertado. E as Federações já estão a postos para realizar mudanças nas datas dos Estaduais. Redução de datas ou antecipação? A certeza a respeito do cronograma para o próximo ano ainda não foi dada pela CBF, mas como está não vai ficar.

- Conversei com o Virgílio Elísio (diretor de competições) ele me falou que vai haver mudança. Mas não tenho detalhes. De qualquer forma, o Campeonato Mineiro é um dos mais enxutos, com a fórmula mais elogiada e por isso não prevejo dificuldades - comentou Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira.

A mudança estudada pela CBF prevê, inicialmente, a diminuição de duas datas das atuais 23 reservadas aos estaduais no calendário. Vice-presidente da entidade e presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero já atuou no estadual que comanda, enxugando o mata-mata.

- Vamos enviar documento a todas as Federações. Vai ter que diminuir, não tem jeito - disse Del Nero.

Mas tem campeonato cujo regulamento não poderá ser mudado no próximo ano, por causa do Estatuto do Torcedor, que prevê a manutenção das regras por pelo menos dois anos seguidos. O Carioca é um deles.

Para resolver a equação de datas, a alternativa estudada é a antecipação do início da competição, reduzindo o tempo de férias e pré-temporada. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, já chegou a levantar essa possibilidade.

A alternativa é vista com bons olhos pela CBF. Nesses moldes, as férias dos jogadores seriam dadas em duas partes. A primeira, no fim do ano, logo após o brasileiro. A segunda seria concedida durante a Copa. Mas, por enquanto, o esquema de trabalho ainda não foi definido oficialmente.

- Para mim, não chegou nada da CBF. Ainda estamos trabalhando com o regulamento e as datas deste ano - afirmou o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna.

As indefinições devem acabar em outubro, quando a CBF deve divulgar o calendário do ano que vem.

SuperVasco quer saber: Você aprova a mudança de datas dos estaduais? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Lancenet!