Futebol

Federação Italiana consultou o Vasco antes da pré-convocação de Lucas Piton

A pré-convocação de Lucas Piton pela seleção da Itália foi muito bem recebida dentro do Vasco. O clube foi consultado antes pela Federação Italiana e auxiliou na documentação para que o lateral-esquerdo constasse na lista inicial de Roberto Mancini para a próxima Data Fifa, em junho.

Piton já vinha sendo monitorado há um tempo pela Azurra. O lateral tem dupla nacionalidade e há cerca de dois anos retirou o passaporte italiano. Antes de ser pré-convocado, recebeu o contato da federação perguntando se ele tinha interesse em defender a Itália.

O entendimento é que, além de valorizar o lateral, a possibilidade também é positiva para a marca Vasco da Gama, visto que a SAF tem como um de seus objetivos a melhora e expansão da imagem do clube. Mesmo não sendo uma convocação ainda, a notícia foi comemorada pelo atleta, colegas, dirigentes e funcionários. É sinal de que ele está sendo observado.

Além disso, Lucas Piton é um dos 16 jogadores contratados pelo Vasco na primeira janela de transferências. O fato de ser considerado pelo treinador italiano mostra que o clube acertou, mesmo com alguns nomes sendo contestados pela torcida.

Disciplina e regularidade

Apesar da felicidade, Piton não quer que a possibilidade de defender a Azurra tire o seu foco no Vasco. A lista oficial será divulgada na próxima semana, e o lateral falou a pessoas próximas que é "momento de manter os pés no chão". De qualquer forma, a avaliação de quem acompanha o trabalho do jogador é de que o reconhecimento é merecido e fruto da dedicação no dia a dia.

É também o entendimento da torcida. Piton é um dos jogadores poupados das críticas no mau início de Brasileirão do Vasco, O lateral é o líder de assistências da equipe no ano, com cinco, sendo duas no campeonato nacional. Ele foi titular em todos os sete jogos e só foi substituído em um.

O comportamento dentro do clube impressiona. Preocupado com a carreira, Piton é definido como um atleta de alto nível: caseiro, disciplinado com alimentação e treinos. Somado a isso, o lateral também realiza trabalhos de mentoria esportiva frequentemente para manter a mente bem.

Não só como jogador, mas Piton também é elogiado como ser humano. "Um cara diferenciado, de um nível cultural e intelectual grande", disse uma pessoa próxima ao atleta. O lateral se adaptou bem ao ambiente do Vasco e criou boa relação com os companheiros.

Valorização

Todos concordam que a pré-convocação é também uma forma de valorização do lateral. O bom desempenho no Vasco o deixa exposto na janela de transferências de julho. Ao lado de Marlon Gomes, Lucas Piton é um dos jogadores que podem deixar o clube no meio do ano.

Não há negociação em andamento, porém, o Vasco não descarta vender atletas na segunda janela em caso de boas propostas, até porque o clube tem necessidade de fazer dinheiro nesse momento.

O Vasco tenta se adiantar a uma possível saída. Um dos movimentos do clube no mercado é para renovar o contrato de Paulo Victor, que tem vínculo até o fim de junho. O clube já fez contato com o Internacional e abriu negociações.

A outra opção para a posição é Riquelme, cria do clube. O jogador de 20 anos se recuperou recentemente de uma grave lesão, já tem treinado com o elenco, mas ainda não foi relacionado por Maurício Barbieri nesta temporada. De todo modo, o Vasco sabe que precisaria ir ao mercado caso perca o seu principal lateral na janela.

Fonte: ge