Futebol

Fator São Januário é a receita do Vasco para superar Corinthians

Em situações opostas na tabela de classificação, Vasco e Corinthians se enfrentam às 20h30min desta quinta-feira, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o time carioca se vê envolvido com a disputa do título, o do Parque São Jorge está às voltas com o fantasma do rebaixamento. Entretanto, quando o assunto é o retrospecto recente do confronto, a vantagem abandona a Cidade Maravilhosa e desembarca, de ônibus, na Terra da Garoa.

Afinal, o Corinthians não perde para o rival desde 2001. Nas três últimas partidas disputadas no Rio de Janeiro, foram três vitórias do visitante paulista. A hegemonia em Brasileiros, graças ao longo período sem vitórias do Vasco, é, hoje, do adversário (11 a 10).

Para dar fim à incômoda freguesia, o time comandado pelo técnico Celso Roth conta, mais do que nunca, com o fator São Januário. O Gigante da Colina não sabe o que é perder dentro de casa há 19 partidas. O empate (2 a 2) com o Figueirense, na última rodada, serviu de aviso para um possível deslumbramento da torcida e dos jogadores.

- Sabemos que é um jogo complicado e nós queremos ter a manutenção daquilo que nós estamos apresentando no campeonato. Em casa, a nossa torcida sempre cobrará resultados positivos. De agora em diante, nossa tarefa será cada vez mais difícil - alerta Roth.

O treinador terá dois desfalques para a partida. Dudar segue lesionado e Rubens Junior está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Figueira. Por outro lado, Jorge Luiz, capitão do time e o jogador de maior regularidade da zaga, retorna ao time depois de cumprir suspensão. Além do retorno do zagueiro, o time de São Januário conta com dois reforços no banco de reservas. Andrade e Abuda tiveram a documentação regularizada pela CBF e poderão estrear contra o Corinthians.

- Clássico no futebol brasileiro é sempre inexplicável e indescritível. Por mais que um time esteja com uma campanha boa e o outro não, ninguém sabe o que vai acontecer - afirma o treinador num discurso humilde, destoante das provocações feitas pelo corintiano Vampeta desde o início da semana.

Em meio a turbulência política no Parque São Jorge, com o Conselho Deliberativo afastando Alberto Dualib da presidência do clube, o Corinthians entrará em campo com fome de bola e de vitória. Após bater o Goiás, por 1 a 0, o Timão quebrou uma série de dez partidas sem vitória. No entanto, mesmo com os três pontos, os paulistas, com apenas 20, seguem próximos da zona do rebaixamento, na 15ª colocação.

Para o duelo, o técnico do Corinthians, Paulo César Carpegiani, contará com o retorno do lateral-esquerdo Gustavo Nery. Após duas semanas de treinamento no Parque São Jorge, de volta de empréstimo para o Zaragoza (ESP), o jogador treinou entre os titulares nesta quarta-feira e foi confirmado pelo treinador corintiano para o jogo desta quinta-feira.

- Tivemos problemas com dois jogadores importantes (o apoiador Dinelson e o volante Marcelo Oliveira se contundiram e ficarão fora por mais de seis meses), então aceleramos algumas mudanças. Gustavo está voltando um pouco antes do planejado, mas é uma situação especial - explicou o comandante do Alvinegro.

Nery, lateral-esquerdo, foi testado pelo técnico no meio-de-campo. Ele entrará na vaga do volante Marcelo Oliveira, e a lateral esquerda ficará com o volante Carlão.

Em sua volta, Gustavo Nery espera reconquistar a Fiel torcida e ser perdoado pela gafe de ter trocado nome do clube em sua primeira apresentação como reforço. Ao invés de falar Sport Club Corinthians Paulista, ele soltou um Corinthians Futebol Clube.

- Às vezes precisamos voltar atrás. Sei que saí rápido, sem esclarecer nada, mas espero poder ajudar o time. Espero que a torcida não esteja magoada. Quero que ela lembre de mim de 2005, quando fomos campeões (brasileiros), apesar de eu ter errado o nome do clube - disse o lateral.

FICHA TÉCNICA

VASCO X CORINTHIANS

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 9/8/2007 - 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF)

VASCO: Sílvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Vilson; Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Guilherme; leandro Amaral e Alan Kardec. Técnico: Celso Roth.

CORINTHIANS: Felipe, Edson, Fábio Ferreira, Zelão e Carlão (Wellington); Ricardinho, Vampeta, Gustavo Nery e Willian; Éverton Santos e Clodoaldo. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Fonte: Lancepress