Futebol

Fato curioso marca a história de Vasco e Londrina

Um fato curioso marca a história do Londrina, adversário do Vasco na próxima quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), em São Januário, pela 32ª rodada da Série B. O Gigante da Colina foi o principal motivo para a fundação da equipe paranaense.

Antes de se mudar para a cidade de Londrina, José Luciano de Andrade residia em Rolândia, onde fundou com seu irmão Luiz, um dos primeiros clubes profissionais do norte do Paraná: O Nacional. Quando soube que o time disputaria uma partida contra o Vasco da Gama, Andrade foi pessoalmente assistir ao jogo e acompanhou o triunfo do Nacional por 3 a 2.

Retornando para Londrina, ao lado do médico Wallid Kauss, surgiu a discussão: “Se Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, por que não poderia acontecer o mesmo em Londrina?”, argumentou Andrade.

A ideia acabou sendo debatida na mesa de um restaurante. E não poderiam ter feito escolha mais feliz, pois tão logo ficou sabendo do assunto, o proprietário do estabelecimento, Pietro Calloni, italiano fanático por futebol, se juntou ao médico alemão e ao advogado mulato. Após buscarem apoio do empresariado local, José Luciano e seus companheiros assinaram no dia cinco de abril de 1956, no Monções Hotel, a ata que fundava o Londrina Futebol Clube, que só mais tarde passou a se chamar Londrina Esporte Clube.

O primeiro duelo contra o Gigante da Colina – sua principal fonte de inspiração – só ocorreu 21 anos depois. No dia 20 de novembro de 1977, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo Grupo D do Campeonato Brasileiro. Jogo disputado em Londrina, no Estádio do Café. O placar do confronto terminou 2 x 2. Marcaram pelo Tubarão Zé Antônio e Brandão. Já do lado Cruzmaltino o lateral-direito Orlando marcou os dois gols.

Fonte: Site do Atenção Vascaínos