Futebol

Falta de vitórias em clássicos começa a preocupar jogadores

Lá se vão quase nove meses desde a última vitória do Vasco em clássicos. Em outubro de 2007, o time cruzmaltino bateu o Botafogo por 2 a 1 no Maracanã e parou. A derrota para o Flamengo por 3 a 1 no domingo passado alimentou ainda mais esse incômodo jejum.

Agora, são oito clássicos consecutivos sem saber o que é uma simples vitória. Ou três empates e cinco derrotas para os vascaínos. Um número que preocupa até mesmo quem chegou neste ano ao clube e não saiu vitorioso em nenhum dos sete clássicos disputados.

– É preocupante. Um time da grandeza do Vasco não pode ser caseiro assim. Acredito que o Maracanã seja neutro, pela distância da torcida. Não estamos usando bem o espaço que temos no campo e temos de melhorar isso – disse o goleiro Tiago, ainda abatido com a derrota para o rival no domingo.

Não é para menos. Em três confrontos com o Flamengo em 2008, o goleiro perdeu dois e empatou um com o time reserva adversário. Contra o Flu, perdeu um dos jogos e empatou na semifinal da Taça Rio, mas acabou eliminado na disputa de pênaltis.

Contra o Botafogo, derrota no Carioca e empate no Brasileiro. E o incômodo vai do goleiro ao atacante, como comprova o centroavante Leandro Amaral.

– Jogar no Maracanã é diferente de São Januário, as dimensões são maiores. Quando jogamos lá, recuamosumpouco demais e damos campo ao adversário. Como os espaços são maiores, fica difícil marcar – diz Leandro Amaral.

A derrota para o Flamengo doeu ainda mais porque sabíamos que tínhamos grandes condições de vencê-lo. Infelizmente, fomos mal. Perdemos
Tiago

Incômodo

8 Clássicos: O Vasco não vence desde o triunfo sobre o Botafogo, pelo Brasileiro de 2007. Foram cinco derrotas e três empates.

2 Vitórias: o Vasco obteve nos últimos dez jogos contra o Flamengo (foram cinco derrotas e três empates).

2 Vitórias nos últimos dez jogos contra o Botafogo (foram cinco derrotas e três empates).

1 Vitória nos últimos dez jogos contra o Fluminense (uma derrota e oito empates).

Fonte: Lance