Falecido, Domingos da Guia completaria 99 anos amanhã
Domingos da Guia, considerado o melhor zagueiro da história do futebol brasileiro, completaria neste sábado (19) 99 anos se estivesse vivo. O jogador revelado pelo Bangu era descrito como um defensor com características de um atacante, pois driblava seus oponentes na zaga com extrema classe e conhecia os atalhos do campo.
Domingos chegou a São Januário em 1932, onde fez grandes atuações. Na Seleção Brasileira, em seu primeiro campeonato, conquistou a Taça Rio Branco, no Uruguai, despertando o interesse das equipes do país.
O Nacional se sobressaiu na disputa e o jogador se transferiu para o time. No Uruguai, foi campeão e recebeu o apelido de Divino Mestre. Sua passagem, contudo, foi rápida e o zagueiro retornou à Colina no ano seguinte.
Sua segunda passagem no clube foi curta, apenas um ano, mas marcante ao conquistar o Campeonato Estadual de 1934. O lendário zagueiro se transferiu para o Boca Junior (ARG), onde ficou pouco tempo e venceu mais um título, o Campeonato Argentino de 1935. Assim, em pouco mais de um ano, Domingos da Guia foi campeão em três países diferentes - feito muito comentado na época.
O jogador ainda participou da Copa do Mundo de 1938 na Itália e teve passagens marcantes por Corinthians e Flamengo até voltar ao Bangu para encerrar a carreira.
- SuperVasco