Fábio Porchat explica declarações sobre São Januário
Fábio Porchat
AOS VASCAÍNOS DE VERDADE!
Nesse final de semana dei uma entrevista para o divertido programa da Fox Sports “Aqui com o Benja”. Nele, dei uma declaração nada polêmica que acabou sendo polemizada. Claro. Disse que o estádio de São Januário é uma vergonha. Alguns malandrinhos deturparam o entendimento da frase, como se eu estivesse dizendo que a história do estádio fosse vergonhosa ou que a localização física do estádio, dentro da Barreira do Vasco, fosse uma vergonha. Por favor... Sabemos que não foi isso que eu quis dizer.
Qualquer um que já tenha frequentado o São Januário sabe que eu estou me referindo aos aspectos técnicos do estádio. E, sim, repito, é uma vergonha um time do porte que é o time do Vasco da Gama ter um estádio nas condições em que São Januário se encontra hoje. As instalações são todas mambembes, com exceção da loja que foi construída recentemente, digamos. Os banheiros péssimos, as lanchonetes amadoras, tudo feito meio nas coxas, a arquibancada de qualquer jeito, o acesso ao estádio cheio de deficiências...
Um vascaíno, minimamente atento, sabe do que eu estou falando. Temos um estádio velho, antigo, ultrapassado. Com uma história linda e, por isso mesmo, merecedor de respeito. A atual (velha) administração não move um músculo para modernizar o Caldeirão. Seguimos na contramão de tudo. É só olhar o estádio do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo, para imaginar o que poderia ser São Januário.
É que, no Rio, estamos acostumados com o descaso absoluto e com a passividade dos times e de seus dirigentes, então também nós, torcedores, nos acomodamos. Talvez alguns torcedores vascaínos prefiram atacar meu comentário e distorcê-lo a cobrar da diretoria um mínimo de comprometimento com o torcedor. Nosso estádio é uma vergonha, sim, porque está parado no tempo. E eu seria uma vergonha para a torcida se não denunciasse e cobrasse publicamente as mudanças necessárias para que nosso time tenha o estádio que merece.
Vamos ganhar, VASCOOOOOOOO!