Fábio Koff: Futebol carioca está carente
A queda do Vasco da Gama para a Série B do Campeonato Brasileiro e a não classificação do Flamengo para a próxima edição da Libertadores da América levaram o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, a uma constatação: O futebol carioca está carente. A análise do dirigente, feita após a reunião da entidade no Footecon 2008, foi ilustrada de maneira simples pelo ex-presidente do Grêmio de Porto Alegre.
O futebol carioca precisa mudar. Por que São Paulo, Grêmio e Cruzeiro estão sempre aí? Porque dão apoio às categorias de base, têm bons centros de treinamento. O futebol carioca está carente disso e precisa mudar, alertou, lamentando, na seqüência, a queda da equipe de São Januário para a Segundona.
Lamentamos a queda do Vasco e da Portuguesa. Como São Paulo terá seis representantes (Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santo André e Barueri) e o Rio ficou só com três (Flamengo, Fluminense e Botafogo), temos que lamentar mais pelo futebol carioca.
O dirigente espera que os vascaínos se mirem no trabalho desempenhado pelo Corinthians em 2008 para que possam retornar à elite nacional em 2010 ainda mais fortes.
Grêmio, Palmeiras, Botafogo e Corinthians caíram e aprenderam a lição. O Vasco precisará ter criatividade e fazer um apelo ao torcedor para ter grande visibilidade, e mostrar um planejamento estratégico diferente para dar a volta por cima, concluiu.
Sem tripudiar: Maior ídolo da torcida do Flamengo, Zico evitou tripudiar sobre a situação vivida pelo seu grande rival em seus tempos de torcedor. Não compete a mim dizer se o Vasco mereceu ou não cair. No futebol de hoje, todos tem que estar preparados para isso. O Vasco não foi o primeiro e não será o último clube a cair. Palmeiras caiu, Botafogo caiu, Corinthians caiu. Tem de pegar isso como exemplo e voltar, aconselhou.